Com a participação de 32 países, Mundial Universitário de Vôlei de Praia e Triathlon movimentam a capital e injetam mais de 2 milhões na economia

Realizado na Praia de Pajuçara com o apoio da Prefeitura, o evento recebeu mais de 600 participantes de 32 países, em cinco dias de evento. Cerimônia de encerramento foi realizada neste sábado (10)

Cláudia Leite e Shelton Mello (estagiário) / Ascom Semtel 10/09/2022 às 21:17
Com a participação de 32 países, Mundial Universitário de Vôlei de Praia e Triathlon movimentam a capital e injetam mais de 2 milhões na economia
Os dois eventos consolidam Maceió no calendário internacional. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

A semana foi de muito esporte na capital alagoana. Durante quatro dias, a orla mais bonita do Brasil recebeu dois Campeonatos Mundiais Universitários: de Vôlei de Praia e de Triathlon. Neste sábado (10), foi realizada a cerimônia de encerramento, que contou com a presença do prefeito em exercício, Galba Novaes Netto. 

O evento foi realizado na arena de competições montada na Praia de Pajuçara e recebeu mais de 600 participantes de 32 países, entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador. Segundo a organização do evento, o impacto econômico na cidade foi de mais de R$ 2 milhões. 

Prefeito em exercício entregou as premiações aos atletas neste sábado (10). Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Prefeito em exercício entregou as premiações aos atletas neste sábado (10). Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Após a solenidade de entrega das medalhas aos campeões do voleibol, Galba destacou o impacto econômico e a venda do destino Maceió ao sediar os mundiais.

“Além da cidade está sendo um vetor importante na questão do incentivo ao esporte, graças à vocação da pasta do turismo, o reflexo do evento na nossa economia é muito mais benéfico. A Prefeitura está trazendo uma projeção para a cidade, que está sendo divulgada para vários outros países e isso vai trazer um recall pela busca do destino, pela busca dos futuros turistas”, salientou o prefeito. 

O campeonato, que foi organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e a Confederação Brasileira, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), durou quatro dias, recebeu vinte e três delegações do mundo todo e foi transmitida simultaneamente para mais de 176 países filiados à FISU.

“A Prefeitura de Maceió não tem medido esforços para preparar a cidade para sediar grandes eventos e permitir que os atletas conheçam, também, os atrativos turísticos e culturais da capital. O empenho das organizações em parceria com a Prefeitura foram determinantes para receber, com sucesso, os dois mundiais”, pontuou o titular da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Francelino Amaro da Silva.

Titular da Semtel parabenizou os competidores e destacou o protagonismo de Maceió no calendário esportivo internacional. Foto: Célio Junior / Secom Maceió
Titular da Semtel parabenizou os competidores e destacou o protagonismo de Maceió no calendário esportivo internacional. Foto: Célio Junior / Secom Maceió

A solenidade de encerramento contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, do vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e presidente da Confederação Brasileira, Luciano Cabral, do secretário da Semtel, Francelino Amaro da Silva e do secretário adjunto de esporte, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral reforçou, mais uma vez, a importância da parceria com a gestão municipal.  

“Foram dois torneios realizados simultaneamente, na mesma semana. Essa (triathlon) era a competição que estávamos mais esperando, porque foi atribuída à Maceió há quatro anos. Maceió vem se tornando a capital do triathlon brasileiro e a FISU veio com a proposta de tornar a cidade, também, a capital mundial da modalidade”, destacou.

No triatlhon masculino, o brasileiro Antônio Bravo conquistou o ouro no sábado (9). Ele não escondeu a alegria de ter conquistado o lugar mais alto do pódio e ter disputado a prova em Maceió. “Agradeço a todos pela torcida. Foi espetacular competir em Maceió, fiz uma prova excelente e consegui um ótimo rendimento. Agradeço ao prefeito JHC por incentivar a realização do Mundial aqui na cidade”, pontuou.

Antônio Bravo conquistou o pódio brasileiro na competição. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Antônio Bravo conquistou o pódio brasileiro na competição. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Darr Smith, dos EUA, e Fabian Meeusen, da Suíça, ficaram com o 2ª e o 3ª lugares, nessa ordem. No feminino, a alemã Celine Kaiser conquistou a medalha de ouro, seguida da italiana, Asia Mercatelli, e da polonesa, Magdalena Sudak. 

Já no Vôlei de Praia, João Pedrosa e Hugo Campos, de Portugal, foram os primeiros colocados; Immanuel Zurcher e Jonathan Jordan, da Suíça, ficaram em 2º lugar; e Maximilian Jus e Lui Wust, da Alemanha, em 3º. Pelo feminino, Julia Scoles e Hailey Haward, venceram; Daniela Mendonza e Tânia Matveeva, da Espanha, levaram a prata; e Maria Gonzalez e Allanis Sanchez, de Porto Rico, com a de bronze.

Os países representados nos dois mundiais desta edição foram: Argentina, Austrália, Alemanha, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, Bélgica, EUA, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, Espanha, Estônia, Itália, Irã, Irlanda, Luxemburgo, República Tcheca, Finlândia, Hungria, Nepal, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Suíça e Taipei Chinês. 

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br