Centro Pesqueiro comercializa cerca de R$ 1 milhão em pescados durante a Semana Santa

Redação 20/04/2021 às 15:42
Centro Pesqueiro comercializa cerca de R$ 1 milhão em pescados durante a Semana Santa

Com o apoio da Prefeitura de Maceió, o espaço comercializou mais de 30 toneladas de pescados durante o período religioso

Os 87 comerciantes do Centro Pesqueiro de Jaraguá comercializaram durante as vendas da Semana Santa 30.294 kg de pescado no balcão de vendas e nas bancas da feirinha, que equivalem a um faturamento de aproximadamente um milhão de reais. Os números representam um aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento é do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável técnico pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico Sustentável do espaço, coordenado pela Prefeitura de Maceió, e foi realizado entre os dias 29 de março e 2 de abril.

Do volume total de pescados, 39% foram de camarão; 50% de peixes; 9% de mariscos (filé de siri e sururu) e 2% de lula/polvo/lagosta. Os números apresentados demonstram, ainda, que passaram pelo local cerca de 800 clientes por dia.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Francisco Sales, a Prefeitura de Maceió trabalhou para possibilitar um apoio aos pescadores, principalmente com a logística de atendimentos aos clientes, o que assegurou esse número nas vendas. “Esse resultado reforça a importância do espaço para o desenvolvimento econômico da cidade e a melhoria de vida dos nossos pescadores e marisqueiras”, pontou Francisco Sales.

Para o funcionamento durante a Semana Santa, os vendedores receberam orientações por meio de um curso de boas práticas de manipulação de pescado oferecido pela Vigilância Sanitária Municipal (VISA), implantação de modelo drive-thru no estacionamento e reforço nos protocolos de segurança, com sanitização semanal, orientação aos consumidores e comerciantes.

Além disso, de acordo com os protocolos de segurança vigentes, o espaço segue regras de segurança diárias, como controle de fluxo de entrada e saída de pessoas, orientação quanto ao uso de máscara, indicação no piso de distanciamento mínimo, disponibilização de álcool 70%, pia para lavagem das mãos e aferição de temperatura na entrada.

O CPJ

Espaço público com infraestrutura própria para atender os pescadores artesanais do Jaraguá, o Centro Pesqueiro do Jaraguá foi criado com o intuito de valorizar a cadeia produtiva da pesca, atividade tradicional de Maceió. Para viabilizar o projeto de desenvolvimento econômico e sustentável, a Prefeitura de Maceió celebrou um Termo de Parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

Cláudia Leite / Ascom Semtel e IABS

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

R. Godofredo Ferro, 53 - Centro, Maceió - AL, 57020-575
Telefone: (82) 3312-5803 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h
E-mail: faleconosco@semtel-al.com.br