Turistas chegam ao Porto de Maceió e são recepcionados por artesãos locais

Economia Solidária apresentou artesanato maceioense aos visitantes trazidos pelo MSC Seashore

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 07/02/2023 às 11:35
Turistas chegam ao Porto de Maceió e são recepcionados por artesãos locais
Economia Solidária divulga artesanato maceioense aos turistas que chegam ao Porto de Maceió. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Com quase 5.500 passageiros, o cruzeiro MSC Seashore atracou na manhã desta terça-feira (07) no Porto de Maceió. Na ação da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), os estandes com empreendimentos solidários estrearam ao lado dos demais estandes de artesãos locais na recepção dos turistas e da tripulação, que conheceram as cores, formas e bordados típicos da capital alagoana. 

As amigas Andrea Regina e Solange Dias vieram de São Paulo e estavam animadas para conhecer o artesanato de Maceió. No saguão do Porto de Maceió, elas revelaram que, após conhecer as criações no Porto, também têm planos de visitar o Mercado do Artesanato. “Adorei! É a coisa mais linda. Lá em São Paulo não tem essas peças. Estou ansiosa e já ouvi falar muito bem do artesanato daqui. É uma oportunidade de levar para a casa”, conta Andrea. 

Para os empreendimentos que estrearam na exposição das peças, na parceria entre a Semtabes e a administração portuária, além da divulgação do artesanato essa é uma chance de escoar a produção. “A gente se sente privilegiada de ter mais um espaço. Amplia a quantidade de pessoas que a gente alcança e ficamos com a certeza de que podemos produzir mais porque a mercadoria não vai ficar encalhada”, atenta a artesã Lúcia Galvão, do empreendimento solidário Fiações.

Durante todo o mês de fevereiro, os empreendimentos solidários vão recepcionar os turistas que vão chegar ao Porto de Maceió. Estão programadas outras três viagens do MSC Seashore e a expectativa é de que desembarquem até o final do mês mais de 20 mil passageiros. Secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho acredita que o fluxo de pessoas vai incentivar a valorização da cultura local e gerar renda, através da economia circular e solidária.

“Nosso papel é trazer mais espaços aos empreendimentos solidários, dando oportunidade de expor em mais locais e incentivar a movimentação financeira dos grupos. O Porto de Maceió é um espaço com potencial econômico. E é com muita felicidade que escutamos os depoimentos dos artesãos felizes com as mudanças que estão chegando. Sabemos que a gestão está no caminho certo”, afirma Maurício Filho.

Robervilda Davino, artesã do empreendimento solidário Aconchego, explica que se sente valorizada com as novas conquistas dos artesãos maceioenses na gestão do prefeito JHC. “Entusiasda a produzir peças diferentes. É uma mudança muito grande que temos tido. Tenho mais de 15 anos na Economia Solidária e nunca vi isso acontecer. Agora percebemos que tem muito interesse da gestão”, acrescenta a artesã. 

Os próximos cruzeiros chegam ao Porto de Maceió nos dias 14, 21 e 28 de fevereiro, vindos de Santos-SP com destino a Salvador-BA.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299