Secretarias vão traçar ação conjunta para minimizar danos do período chuvoso no Mercado da Produção

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 22/02/2022 às 14:00
Secretarias vão traçar ação conjunta para minimizar danos do período chuvoso no Mercado da Produção
Secretarias preparam plano de ação conjunta para período chuvoso. Foto: Ascom Semtabes

Nesta terça-feira (22), uma equipe formada por representantes das Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Infratestrutura (Seminfra) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fizeram uma visita técnica a toda a extensão do canal do Carvão, localizado no bairro Levada.

Quando chove, o local transborda por conta da obstrução causada pelo assoreamento e a quantidade de resíduos sólidos que são jogados no canal. Sem vazão, a água eleva e carrega lixo e lama por todo o entorno do Mercado da Produção.  A visita teve o objetivo de avaliar uma ação definitiva, por parte das pastas envolvidas, com a resolução dos problemas causados aos maceioenses.

“A gente precisa ver uma solução para o canal, que vai beneficiar toda a população. No local há pontes, comércios e imóveis irregulares. Precisamos tomar uma posição de imediato para evitar o que aconteceu no passado. Vamos convocar um novo encontro e convidar as secretarias de Desenvolvimento Territorial e Convívio Urbano para trabalhar juntos na solução”, ressaltou o titular da Semtabes, Carlos Ronalsa.

Canal do Carvão passa por limpeza e desassoreamento. (Foto: Ascom Semtabes)
Canal do Carvão passa por limpeza e desassoreamento. (Foto: Ascom Semtabes)

Limpeza do canal

Equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável trabalham todos os dias retirando lixo e areia do canal. A coordenadora de Operações da Sudes, Cilene Silva, que é responsável pela limpeza de canais, informou que as máquinas pesadas de desassoreamento são utilizadas para desobstruir os canais do bairro e de outras regiões, embora haja pontos de difícil acesso aos equipamentos.

“Em setembro de 2021, a Sudes realizou o desassoreamento dos canais do Raminho, do Carvão e o Celeste, que ficam na Levada", detalhou.

O administrador do Mercado da Produção, Ernande Baracho, informou que ao final do mutirão de Limpeza foram retiradas por volta de 16 toneladas de resíduos do local, entre lama, lixo e entulhos como madeiras, pneus, isopor e galhos de árvore.

A iniciativa da Semtabes, em unificar os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos canais que ficam no entorno do Mercado da Produção, é construir um plano estratégico de ações para minimizar os danos do período chuvoso aos permissionários, moradores da região, bem como a toda estrutura do equipamento público.

Equipe da Semtabes, Seminfra e Sudes visitaram o Canal do Carvão para avaliar situação (Foto: Ascom Semtabes)
Equipe da Semtabes, Seminfra e Sudes visitaram o Canal do Carvão para avaliar situação (Foto: Ascom Semtabes)

O plano está sendo traçado de forma conjunta pela Semtabes, Seminfra) e Sudes. O primeiro encontro da equipe de trabalho ocorreu na segunda-feira (21), na sede da Prefeitura de Maceió.

Os secretários Carlos Ronalsa (Semtabes), Fabrício Galvão (Seminfra) e o superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, discutiram as primeiras medidas para a limpeza e o desassoreamento do canal da Levada.

“O que precisamos é evitar os danos causados durante o período chuvoso. Para isso é preciso que as secretarias estejam unidas para conseguir trazer mais segurança aos permissionários e à população que reside na região”,  ponderou Carlos Ronalsa.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299