Saiba onde encontrar pescados e frutos do mar em Maceió

Marisqueiras têm se preparado para atender as demandas

Ascom Semtabes 19/03/2022 às 10:00
Saiba onde encontrar pescados e frutos do mar em Maceió 
Centro Pesqueiro e mercados da Produção, Jacintinho, Tabuleiro e Benedito Bentes ofertam pescados e marisco (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

A procura por peixes e mariscos durante a Quaresma sempre aumenta. Nas tarimbas dos mercados, as marisqueiras se preparam para conseguir dar conta da demanda. E para quem deseja comprar os produtos, a oferta é muita e tem pescados e frutos do mar sendo comercializados em diversos bairros da capital.

O Centro Pesqueiro é um deles e fica localizado na parte baixa da cidade, no bairro do Jaraguá. O local já funciona com horário de atendimento ampliado para os clientes, de terça a sexta-feira das 5h às 17h. Por lá, a variedade de produtos não deixa a desejar, é o que acredita a marisqueira Lidiane Silva, que trabalha com pescados há mais de 20 anos. Na sua tarimba, ela vende peixes diversos, camarão, filé de siri, sururu, maçunim e polvo. 

Marisqueira Lidiane Silva, do Centro Pesqueiro, já está preparada para a Quaresma (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Marisqueira Lidiane Silva, do Centro Pesqueiro, já está preparada para a Quaresma (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Os melhores dias de venda, conta a marisqueira, são as sextas-feiras, sábados e domingos. “É daqui que eu consigo manter minha família. Sai até 20kg só de peixe comercializado por dia. Durante a Quaresma, o movimento aumenta e a gente começa a comprar mais dos pescadores, preparar os pescados e mariscos e armazenar. Mas também temos produtos fresquinhos”, afirma Lidiane. 

Na parte baixa de Maceió, ainda é possível encontrar pescados e frutos do mar no bairro da Levada. O Mercado da Produção é um dos tradicionais pontos de comercialização deste tipo de produto na cidade. Para atender a demanda crescente dos consumidores, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) também ampliou o horário de funcionamento do equipamento público para o período da Quaresma: de segunda a quinta-feira, o local passa a funcionar até às 15h; já na sexta-feira e sábado até às 16h. No domingo, o horário foi ampliado para às 13h. 

Para quem mora na parte alta da cidade, a comercialização de pescados e mariscos ocorre todos os dias nos mercados do Jacintinho e do Tabuleiro, que funcionam de 6h até 14h e das 5h até 13h, respectivamente. Outro ponto de venda disponível é o Mercado do Benedito Bentes, que funciona de terça-feira a domingo e as tarimbas ficam das 7h às 14h.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299