Reformas têm aprovação de permissionários de mercados e shopping popular de Maceió

Melhorias interferem diretamente no cotidiano – e nas vendas - dos espaços de comercialização

Cadu Epifânio/Secom Maceió e Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 29/08/2022 às 11:18
Reformas têm aprovação de permissionários de mercados e shopping popular de Maceió
Prefeitura de Maceió realiza obras de reforma em mercados e feiras da capital (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

As reformas nos banheiros do Mercado Público da Produção, da Levada e nas feiras livres do Jacintinho e Tabuleiro são sinais de um novo tempo nos espaços de comercialização da capital alagoana. A Prefeitura de Maceió tem investido pesado na alteração destes equipamentos por entender a forte concentração econômica nos pequenos negócios que eles abrigam.

É a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) que toca estes equipamentos públicos e é diretamente responsável pela gestão e administração destas melhorias. 

Edson Messias, permissionário do Mercado da Produção há mais de 40 anos, sente-se contemplado pelos investimentos do Município.

“A gente vive aqui o dia-a-dia. O tempo todo. A reforma do mercado chegou num bom momento e há muitos anos não acontecia isso aqui. Chegou em boa hora! O banheiro não é só do comerciante, é do nosso público também. E nossos clientes merecem um banheiro limpo e bem cuidado”, entende o comerciante, conhecido como Edinho.

Secretário Maurício Filho conversa com permissionário Edinho, no Mercado da Produção (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Secretário Maurício Filho conversa com permissionário Edinho, no Mercado da Produção (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

A Semtabes também está nas tratativas com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para levar o elevador da estação ferroviária da Levada para o 2º piso do Mercado do Artesanato, melhorando a acessibilidade no local. Lembrando que a estação ferroviária do bairro foi desativada.

"Nós sabemos que os mercados públicos ficaram à margem da sociedade na antiga gestão. Há mais de um ano, o prefeito JHC está dando um novo olhar para os mercados e feiras da capital e estamos realizando obras importantes”, diz o secretário Maurício Filho, da Semtabes.

O Shopping Popular também é um equipamento contemplado pelos investimentos e está ganhando mais acessibilidade. A Semtabes reativou a escada rolante, que estava parada e o elevador que voltou a funcionar, após anos parado. 

Karla Marques, empreendedora do centro comercial desde que o espaço foi inaugurado há dez anos, ficou muito feliz com as melhorias que estão chegando. Ela atende um público que necessita de mais acessibilidade e sua loja está localizada no 2º piso do local.

“Com as melhorias que chegaram aqui, várias pessoas que têm dificuldade de locomoção passaram a subir mais. Trouxe um fluxo maior de clientes para aqui, para as lojas e para o Sine Maceió. E agora, o elevador funcionando vai trazer mais pessoas ainda”, afirma a lojista. 

A secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que outras reformas estão em andamento.

“Há um plano de ação contínuo nos mercados públicos de Maceió. No Jacintinho e no Tabuleiro, estamos reformando os banheiros dos permissionários e consumidores da feira. No Benedito Bentes, melhorias na iluminação da feira e nas calhas do mercado também estão em andamento. Esses locais estavam abandonados e estamos investindo com material, força de trabalho e nos dedicando para trazer melhorias aos comerciantes e consumidores”, esclarece a adjunta. 

Ela explica que a equipe de manutenção da pasta está sendo realizada de forma constante para garantir aos permissionários e usuários dos mais de 15 equipamentos públicos de abastecimento da capital tenham condições de trabalho e mais conforto ao realizar suas compras.

Secretária adjunta da Semtabes Ríssa Rodrigues e permissionária Karla Marques comemoram novos reparos no Shopping Popular (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Secretária adjunta da Semtabes Ríssa Rodrigues e permissionária Karla Marques comemoram novos reparos no Shopping Popular (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299