Reformas da Prefeitura em mercados de Maceió mudam dia-a-dia dos feirantes

Plano de ação da Semtabes está sendo levado aos equipamentos públicos de abastecimento da capital

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 02/11/2022 às 09:00
Reformas da Prefeitura em mercados de Maceió mudam dia-a-dia dos feirantes
Feirante do Jacintinho, José Aleixo acredita que Prefeitura seguirá fazendo muito mais (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

A Prefeitura de Maceió está mudando a vida dos permissionários de mercados públicos e feiras da capital. Com o plano de ação de reformas e manutenção constante dos espaços de comercialização, os comerciantes podem trabalhar de forma mais digna.

A execução do plano de ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceria com outras Secretarias e órgãos do Município.

“É um projeto de revitalização para os mercados da cidade. Já executamos a obra do banheiro na Produção e por lá estamos com manutenções constantes para melhorar o dia-a-dia dos comerciantes. Também iniciamos nova fase da revitalização no Artesanato e queremos dar acessibilidade ao espaço. Estamos com obras nos banheiros da feira do Jacintinho e do Tabuleiro. Tudo isso se estenderá aos outros mercados. O que não iremos fazer é deixar esse trabalho parar”, explica o titular da Semtabes, Maurício Filho.

Maurício Filho, titular da Semtabes, explica que o plano de ação vai revitalizar os mercados públicos da capital (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)
Maurício Filho, titular da Semtabes, explica que o plano de ação vai revitalizar os mercados públicos da capital (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

Com a atuação do poder público municipal, os locais que antes viviam abandonados e com manutenções defasadas por anos, aos poucos vão ganhando mais vida e sendo devolvidos aos feirantes e frequentadores. O trabalho tem sido constante e cerca de 6 mil feirantes começam a viver outra realidade.

Marilene Alves, que trabalha na feira do Jacintinho há 4 anos comercializando café da manhã no espaço, acredita que as melhorias implantadas trazem os clientes de volta, e valoriza todo o bairro. “Precisa cuidar da infraestrutura da feira sim porque é um local nobre. Recebemos pessoas da Pajuçara, Ponta Verde e nossos turistas também. Graças a Deus a Prefeitura está despertando para isso. Acho muito bom”, revela.

O feirante Joel Aleixo trabalha na mesma feira que Marilene, mas há quase 20 anos. Ele comercializa frutas, legumes e verduras. E tem apostado que a Prefeitura está fazendo e vai fazer muito mais. “Nunca tinha visto isso antes. E cada vez que traz melhorias, tudo fica melhor para a gente, chama mais clientes. Isso é muito importante”, conta.

Do Jacintinho ao Tabuleiro, passando pelo Benedito Bentes e chegando até a Levada, a vida vai aos poucos se transformando dentro dos mercados públicos e feiras. Kaylan Lins, trabalha há 15 anos no Mercado da Produção e conta que nunca tinha visto um investimento como este. “O banheiro tem até ar-condicionado. Acho bonito mesmo, uma coisa que a gente só vê em shoppings e lojas grandes. Então estão trazendo dignidade, que a gente merece”, acredita Kaylan.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299