Projeto Palco Aberto anima turistas e maceioenses no Mercado do Artesanato

Apresentação de estreia foi do trio de forró pé de serra Alegria dos Nordestinos

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 12/11/2022 às 16:09
Projeto Palco Aberto anima turistas e maceioenses no Mercado do Artesanato
Palco Aberto iniciou neste sábado (12) no pátio do Mercado do Artesanato (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), deu início neste sábado (12) ao projeto Palco Aberto no Mercado do Artesanato. A apresentação de estreia foi do trio de forró pé de serra Alegria dos Nordestinos.

A paulista Roberta Leite, que está de férias em Maceió, aproveitou para visitar o mercado durante sua estadia na capital. E não deixou de dançar o forró pé de serra. “Eu tinha vindo uma vez aqui e não tinha música. Muito bom e a gente se aproxima da cultura. Fizemos questão de vir aqui para ficar mais próximos da cultura local”, destacou.

Paulista Roberta aproveitou para dançar forró no Mercado do Artesanato (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)
Paulista Roberta aproveitou para dançar forró no Mercado do Artesanato (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

Equipamento histórico no bairro da Levada, o mercado é o maior centro de artesanato dentro de Maceió. O objetivo do projeto é conseguir resgatar a cultura no local, levando apresentações artísticas, entre música, dança, teatro, literatura de cordel, entre outros. As apresentações serão realizadas em formato aberto no palco que vai fazer rodízio pelos espaços do mercado aos sábados das 10h às 14h, prestigiando os artesãos instalados no local.

“Além de trazer mais movimento para o mercado, também valoriza a cultura e os artistas locais, que acabam não tendo uma oportunidade para se apresentar. É um projeto piloto que queremos posteriormente levar a outros mercados e também outros dias da semana”, explicou o gestor da Semtabes, Maurício Filho.

O sanfoneiro Paulo Bispo agradeceu a oportunidade de inaugurar o Palco Aberto. “Agradecemos ao prefeito JHC deu e o secretário Maurício pelo projeto. Estamos aqui tocando e todos os eventos que chamarem, iremos tocar. Aqui vamos brincar um pouquinho na sanfona”, declarou o músico.

Para quem trabalha no espaço, iniciativas como esta ajudam a movimentar o fluxo de visitantes e incentivam o público a consumidor a cultura local. Maria Luiza Damaceno é artesã há mais de 40 anos, trabalhando com peças de couro de boi, entre cabeças e pés, berrantes, além de produzir peças folclóricas como boi bumbá e chapéu de Guerreiro. “A nossa cultura não pode parar. Hoje com o prefeito JHC, ele está fazendo alguma coisa pela gente. E vai melhorar com esses novos projetos. Espero que todos venham conhecer nosso mercado do Artesanato” ressaltou a artesã.

Araguani Alves é pernambucana e está visitando a cidade com um grupo de professores do município de Moreno (PE). “Primeira vez que venho a Maceió e estou apaixonada. O mercado é maravilhoso, com preço acessível e um espaço bem aconchegante. E o forró é nordestino não tem como fugir”, afirmou a turista.

O artista que queira participar e divulgar o seu trabalho no palco aberto, poderá entrar em contato com os organizadores através do número de whatsapp (82) 98751-9121, fornecendo as informações do seu trabalho, qual o tipo de seguimento da sua arte, e logo após, será agendado o palco para que o interessado possa se apresentar.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299