Prefeitura inicia ação de combate a Dengue nos mercados e feiras

Redação 11/08/2021 às 09:00
Prefeitura inicia ação de combate a Dengue nos mercados e feiras

A Prefeitura de Maceió iniciou nesta quarta-feira (11), o mutirão de 48h de ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), realizou uma palestra no Centro Pesqueiro, com administradores, servidores e prestadores de serviços dos Mercados Públicos da capital, para capacitação e orientação das ações, que se iniciaram logo após o termino da apresentação.

Foto: Débora Maysa/Ascom Semtabes

As equipes de fiscalização das Semtabes realizaram entregas de panfletos de conscientização, para sensibilizar os permissionários e consumidores dos mercados e feiras livres, aos cuidados contra a dengue. Inicialmente, receberam a ação os Mercados da Produção, Ideral, Popular, Artesanato, Jaraguá e o Centro Pesqueiro.

Além da entrega de panfletos, as equipes realizaram buscas de identificação dos locais de focos de propagação do mosquito da dengue.

Lidiane da Silva tem 34 anos, é permissionária do Centro Pesqueiro, e relata que achou a iniciativa da ação de extrema importância para combater as doenças. “Estou achando importante essa ação da prefeitura, porque já está tendo alguns pequenos surtos de dengue, e estão cuidando e prevenindo antes que fique pior e tenha mais pessoas contaminadas”, relatou a permissionária.

Foto: Débora Maysa/Ascom Semtabes

A ação continuará nesta quinta-feira (12) nos Mercados e feiras do Tabuleiro, Benedito Bentes e Jacintinho, e nos mercados da Jatiúca, Cleto e Caetes.

Foto: Débora Maysa/Ascom Semtabes

Nestes dois dias, além da ação nos mercados e feiras, estarão sendo realizadas a intensificação de vistorias de casas e estabelecimentos nos oito distritos sanitários de Maceió, conscientização da população em geral, distribuição de folders e circulação de carro de som chamando a atenção da população para se unir ao mutirão e fazer sua parte na prevenção contra o mosquito.

“A ação é boa para nós, para a população, acho muito importante o empenho da prefeitura nesse combate, e esperamos que a população também coopere”, relatou Jeane Pereira, consumidora do Centro Pesqueiro.

Foto: Débora Maysa/Ascom Semtabes

“A Prefeitura se uniu em prol de uma única causa, e nossos esforços na semtabes estão focados nessa ação, que é de extrema importância para a capital. É importante que a população esteja junto conosco”, ressaltou o secretário da Semtabes, Carlos Ronalsa.

Débora Maysa / Ascom Semtabes

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299