Pacote de reformas estruturais contempla mercados públicos de Maceió

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 26/02/2022 às 11:20
Pacote de reformas estruturais contempla mercados públicos de Maceió
Mercado do Artesanato está com obras em andamento (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Um pacote de obras já está em andamento para levar melhorias estruturais aos mercados públicos da capital. A Prefeitura de Maceió tem investido cada vez mais nesses espaços, que possuem construção antiga e necessitam de reparos e manutenção constante. Os projetos também contemplam a região do entorno dos equipamentos públicos. 

Ao todo, são 20 mercados e feiras sob a gestão da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), localizados em diversos bairros da capital. Os investimentos são em torno de R$9 milhões.

É na Levada que dois mercados públicos já têm reformas em andamento. O mercado da Produção, que já passa por constantes reparos emergenciais e pequenas reformas, possui quatro projetos em fase de licitação: a recuperação da área das marisqueiras, a recuperação e reformas do banheiro, reformas na sede administrativa com implantação de posto policial, de fiscalização e posto médico. A ala “A”, local de venda de peixe e carne, será reformada em totalidade.

“Essas reformas são prioridades para o prefeito JHC. Estamos levando mais dignidade aos mercados e feiras. E isso vai melhorar a procura dos consumidores por estes locais. No Mercado do Artesanato, por exemplo, iremos ter uma sala para recepção dos turistas e guias turísticos. Já tivemos um aumento na procura do mercado com a instalação do restaurante Feijoada do Aguiar, que fica na parte de cima do mercado. E também abrimos a maioria das lojas que se encontravam fechadas no primeiro piso”, explica o secretário da Semtabes, Carlos Ronalsa.

Secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Carlos Ronalsa (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)
Secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Carlos Ronalsa (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

O projeto de reforma do Artesanato também vai recuperar o piso do equipamento, instalar elevador no local e ampliar o estacionamento na parte de trás do mercado. A equipe de obras da Semtabes está construindo rampas para garantir acessibilidade no local, além de trabalhar na construção de uma gruta com cascatas, que será considerado um ponto estratégico para os turistas que visitam o local.

Nascido e criado no Mercado do Artesanato, o artesão Hermany Oliveira gerencia a loja que está há 56 anos na sua família. A reforma do local era algo muito aguardado. “Essa é uma conquista nossa e é muito importante para a gente. A gente vinha pedindo por isso há muitos anos e agora está acontecendo. Aos poucos, porque sabemos que também não é fácil reformar um aparelho sucateado. Mas sabemos que essas melhorias estão acontecendo e a gente. Isso é bom para a gente e também para toda a cidade de Maceió”, afirma o artesão.

A Semtabes possui outros projetos de reforma em fase de licitação e outros em fase de conclusão. O mercado do Jacintinho vai ganhar novo piso com uma cobertura do tipo epóxi antibacteriano, que vai garantir salubridade e facilitar a higienização do local. O projeto contempla também a troca de todo o telhado do mercado. No Jaraguá, o piso será trocado. O projeto está em fase de cotação de preços. Para todos os mercados e Centro Pesqueiro, a secretaria também vai realizar a instalação de rádios nos equipamentos, garantindo mais visibilidade para os lojistas.

O novo Mercado do Tabuleiro e da Cidade Universitária também estão com projeto em andamento. A proposta é que os feirantes do Graciliano Ramos sejam transferidos para outro ponto, formando um novo mercado para Maceió. Já o Tabuleiro terá a feira organizada e um novo galpão que dará mais espaço e dignidade para os permissionários. O projeto está sendo discutido com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299