Oportunidades de emprego e economia solidária têm sido recorrentes em 2021

Prefeitura de Maceió tem viabilizado ações para facilitar acesso da população aos chamados de trabalho, além de organizar a estrutura dos mercados e feiras livres da capital alagoana.

João Ferro / Ascom Semtabes 19/12/2021 às 11:30

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) vem desenvolvendo, ao longo deste ano, projetos e ações que reforçam o comprometimento com as políticas públicas voltadas ao cidadão. Foram inúmeras ações realizadas durante todo o ano de 2021, desde a reforma em mercados, fortalecimento da economia solidária, além do fechamento de novas parcerias com empresas para a promoção de cursos gratuitos.

Durante todo o ano de 2021, a Prefeitura de Maceió tem realizado ações que geram avanços na economia de toda a capital, que foi afetada devido à falta de oportunidade e a pandemia causada pela Covid-19, mas que, aos poucos, retorna ao seu ritmo normal.

Foto: Ascom Semtabes
Foto: Ascom Semtabes

Ao todo foram 1.040 vagas de empregos ofertadas durante todo o ano, passando mais de 15 mil currículos, intermediado pelo Sine Maceió de forma gratuita, tanto para as empresas, como para toda a população da capital. Somente no Feirão, foram mais de 900 currículos entregues. Além das vagas de emprego, foram ofertadas mais de 910 vagas de cursos, como telemarketing, corte e costura, e atendimento ao público, fruto de parcerias entre a Diretoria do Trabalho e empresas.

Pensando também nas pessoas que são autônomas, foram realizadas ações com trabalhadores de economia solidária. Formados por grupos de 3 a 4 pessoas inicialmente, esses comerciantes disponibilizam seus produtos em pontos econômicos espalhados pela capital, com todo o lucro repartido entre eles. Exemplo desses pontos, são os estandes que passaram por pelos três principais shoppings de Maceió.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Foram mais de 20 grupos, revezando entre si a estadia nos locais, que hoje se encontram nos shoppings Maceió e Pátio. Esses comerciantes também tiveram a oportunidade de expor e vender suas peças na primeira Feira Itinerante, realizada entre os dias 12 à 15 de novembro, e contou com a participação de 17 grupos de artesanatos diferentes.

Com a aprovação da Lei orçamentária Anual (LOA), a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária conseguiu realizar benfeitorias importantes para os permissionários dos mercados, shoppings populares e feiras livres, consequentemente para toda a economia do município.

Mutirão de Limpeza e Comissão Participativa

O mutirão de limpeza que se tornou permanente em maio deste ano, é coordenado pela Semtabes e pelo Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19 (GGI Covid). As ações contam ainda com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Assistência Social, Iluminação e Vigilância Sanitária, e beneficiou mais de 2.500 permissionários dos principais mercados, feiras-livres e shoppings populares de toda a capital, com os serviços de limpeza e desinfecção de galerias, retirada de entulhos, desobstrução de esgoto e pintura do meio fio, bancas e boxes.

Foram beneficiados os Mercado da Produção, Mercado e Feira do Jacintinho, Mercado do Jaraguá, Centro Pesqueiro do Jaraguá, Mercado e feira do Benedito Bentes, Mercado e Shopping Popular Caetés, Shopping popular do Centro, e Mercado e feira do Tabuleiro. Todos os permissionários destes mercados foram recadastrados pela Semtabes, e também, instituído comissões participativas no Jacintinho e Benedito Bentes, para aproximar a prefeitura a toda a população, escutando as demandas a respeito das feiras e mercados, tornando o diálogo muito mais simplificado.

Mutirão é realizado nos mercados e feiras livres, trazendo mais segurança para os consumidores e dignidade para os trabalhadores locais. Foto: Secom Maceió
Mutirão é realizado nos mercados e feiras livres, trazendo mais segurança para os consumidores e dignidade para os trabalhadores locais. Foto: Secom Maceió

Mercado da Produção

No Mercado da Produção, um novo acesso que liga a Avenida Francisco de Menezes a Rua Cel. Cahet, melhorou a passagem dos carros que precisavam acessar o mercado, assim como a realização de reordenamento para melhorar o fluxo do estacionamento, direcionando carros e caminhões que fazem carga e descarga, somente para o portão 4. Foi realizado a revitalização do poço artesiano, trazendo economia para os cofres públicos, que precisavam gastar com caminhões pipas, e trazendo mais agilidade nos trabalhos dos permissionários, assim como o sistema de canos que leva essa água a toda a ala “A” do mercado, Além de pintura de bancas e boxes, e todo o trabalho de manutenção e reparo que é realizado semanalmente pelas equipes da Prefeitura de Maceió.

Mercado do Jaraguá

Este ano o mercado do Jaraguá encerrará o ano com cara nova, a artista Ser’tão encantado, está revitalizando a fachada do mercado, e todo o processo de pintura em todo mercado já foi concluído pela Semtabes, sendo apenas finalizado a parte de grafitagem pela artista alagoana. Outras modificações foram a reforma dos telhados, manutenção da parte elétrica, manutenção e pintura das portas de rolo, e semanalmente o mercado recebe o serviço de limpeza e desinfecção, além da manutenção das caixas de esgoto do local.

Shopping Popular Centro

O Shopping Popular, que fica localizado no centro, foi contemplado com as trocas de mais de 100 lâmpadas, melhorando a iluminação que era precária no local. Foi realizada a reforma para abertura de uma janela, manutenção de calhas e telhado. Recentemente inaugurou o parquinho, um pedido do prefeito JHC, que vai auxiliar os pais que não tem onde deixar seus filhos durante a realização das compras, e aos comerciantes do local.

O Shopping Popular também foi o primeiro a receber o totem de pagamentos via cartão de crédito, Parça, que promete desafogar as filas das casas lotéricas e facilitar com outras formas de pagamentos de boleto, taxas e até solicitações de empréstimo.

Mercado do Benedito Bentes

A reforma do mercado do Benedito Bentes começou pela cobertura, que passou por uma troca, na ala das verduras, e finalizou realizando manutenção e a instalação de cerâmicas nas tarimbas de açougue e pescados. A retirada das barracas do estacionamento do mercado, também trouxe mais fluidez para atender o público que frequenta o local.

Mercado e Shopping Popular dos Caetés

No mercado público do Caetés foi realizado a troca de luminárias, e com o auxílio da SMTT, foi realizada a instalação de um ponto de ônibus, em frente ao mercado, atendendo pedidos da população que se via necessitada de um ponto mais próximo ao mercado público, e por último está sendo realizado as pinturas interna do mercado. No Shopping popular dos Caetés, está mudando seu visual com pinturas 3D, que já se encontram em sua fase final.

Mercado e Feirinha do Tabuleiro

Está sendo realizado na feirinha do Tabuleiro a derrubada de barracas e boxes em situação irregular, que dará espaço para um galpão, onde ficarão alocados os setores de açougue e cereais, trazendo uma nova organização para todo o mercado público também, que receberá novos permissionários do setor de horti-fruti, melhorando também o trânsito na região.

Centro Pesqueiro do Jaraguá

O Centro Pesqueiro do Jaraguá, antes administrado pela IBS, passou a ser administrado novamente pela Prefeitura de Maceió, no mês de junho deste ano. No local foi realizado a manutenção da fábrica de gelo, retirada dos barcos que estavam sem nenhuma utilização, servindo apenas de lixeira e focos do mosquito da dengue, foi realizado em todo o mercado ações para o combate ao mosquito, além de ações de capacitação de para manuseio de alimentos com as equipes da vigilância sanitária, além da retomada do comitê de participação local.

Mercado e Feira do Jacintinho

Na feira do Jacintinho, após uma sobrecarga na rede de energia do local, foi realizada a fiscalização e regularização da rede elétrica, que encontrava-se com inúmeros pontos de ligações clandestinas, incluindo fiações descascadas, penduradas e oferecendo um alto risco de incêndio e eletrocussão. Também foi feito um trabalho de retelhamento dos banheiros e uma ação de instalação de canos para melhorias da parte de saneamento do mercado.

Mercado do Artesanato

A desobstrução das ruas do entorno do mercado do Artesanato, que a muito tempo estava obstruída por ambulantes em situação irregular, trará mais fluidez no trânsito, ao mesmo tempo em que ocorre o recadastramento dos permissionários.

Feiras-livres

A gestão municipal vem atuando na reorganização e melhorias das feiras livres da capital, que se dividem atualmente em oito, sendo no Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Benedito Bentes, Jatiúca, Cleto, Parque Rio Branco, da Produção (Levada) e Graciliano Ramos.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Banheiros da Orla Marítima

Os banheiros da Orla Marítima forma inaugurados no dia 29 de setembro, com um investimento de 400 mil reais. Inicialmente, sob a tutela da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, passou a ser administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. Os banheiros que se dividem em 6, tem suas localizações sendo 1 na Jatiúca, 2 na Ponta Verde e 3 localizados no bairro da Pajuçara. Para atender a demanda da alta temporada, os horários de funcionamento estão 24h no módulo 3 e 4, de 7h às 22h nos módulos restantes.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299