Nova Feira do Benedito Bentes vai garantir mais dignidade a 240 feirantes da região

Comerciantes que trabalhavam no canteiro da avenida principal do bairro ganharam novo local para comercializar mercadorias

João Victor Barroso e Tatiane Gomes / Ascom Semcs e Semtabes 27/01/2022 às 11:03
Nova Feira do Benedito Bentes vai garantir mais dignidade a 240 feirantes da região
Feirantes foram realocados para um espaço organizado e próximo ao Mercado Público no Benedito Bentes. Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs

Levar melhores condições de trabalho para os comerciantes e maior conforto aos consumidores do Benedito Bentes. Esse é o intuito da Prefeitura de Maceió com a instalação da Nova Feira do Biu, que fica junto ao Mercado Público. O local irá abrigar 240 novos feirantes, que antes atuavam de forma irregular no canteiro central e ruas adjacentes da principal avenida do bairro, e que agora poderão comercializar suas frutas, verduras e demais produtos de forma digna. 

Uma força tarefa foi montada por diversas secretarias para adequar o novo espaço, que começou a receber os feirantes. Na área destinada aos comerciantes, foram instaladas 16 tendas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), prismas de concreto pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para delimitar o espaço dos trabalhadores, e o aumento de rondas da Guarda Municipal de Maceió (GMM), pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

O processo de transferência dos feirantes para a nova Feira do Benedito Bentes deve ser finalizado até esta sexta-feira (28), e a mudança está garantindo a continuidade das atividades dos comerciantes.

"Essa realização da feira é uma forma de a Prefeitura de cuidar das pessoas. A Rota do Mar é uma realidade que muda a mobilidade da região do Benedito Bentes. Os feirantes que ficam naquele local do canteiro da avenida central são pais e mães de família que sobrevivem desse comércio e, por isso, pensamos na nova Feira do Benedito Bentes. A gente não pode impedir o progresso, mas também estamos cuidando para que seja um benefício para toda a sociedade", explica o secretário-adjunto da Semtabes, Ronaldo Targino.

Ronaldo Targino destaca o cuidado da Prefeitura de Maceió para reestruturar o local em benefício dos feirantes. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió
Ronaldo Targino destaca o cuidado da Prefeitura de Maceió para reestruturar o local em benefício dos feirantes. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

A licitação para aquisição de novas barracas padronizadas para os feirantes também já está em processo. "A Rota do Mar está avançando de forma rápida, por isso, precisamos realizar neste primeiro momento a medida paliativa com uso das tendas. Estamos garantindo dignidade para a população, acomodando os feirantes no novo local", acrescenta Targino.

Uma das primeiras a instalar a banca de frutas na nova feira foi a Maria Verônica Rodrigues, 46 anos, que já comercializa o produto há seis anos. "A mudança foi boa. Esse espaço que a Prefeitura nos colocou é melhor do que aquele canteiro. Ali estava tendo muitos acidentes de trânsito, era muito apertado para quem trabalha e também para os pedestres. Temos que admitir que foi bom para nós. Agora estamos num local coberto, e quando as novas bancas chegarem, vai ficar tudo bonitinho, com todos trabalhando certinho e vendendo nossas mercadorias", ressalta a feirante.

Reordenamento - Além do reforço de guardas municipais para garantir a segurança no local, as equipes da Semscs também estão auxiliando os feirantes que precisam realizar o transporte das bancas até o espaço da nova Feira do Biu.

"A tratativas para mudarmos a feira de área se iniciou em meados do ano passado e agora estamos na fase de execução. A medida de reordenamento trará mais comodidade aos moradores do Benedito Bentes, visto que deixará o trânsito da avenida com mais fluidez, repercutindo em menor tempo de deslocamento para a parte baixa da cidade", destaca o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado.

Thiago Prado ressalta que a medida de reordenamento é importante para melhoria no fluxo de pessoas e no trânsito da região. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Thiago Prado ressalta que a medida de reordenamento é importante para melhoria no fluxo de pessoas e no trânsito da região. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Feira da Troca - A Semtabes também reforça que, nos finais de semana, a tradicional Feira da Troca, que antes era realizada atrás do Mercado Público, foi transferida para a Praça Padre Cícero, também no Benedito Bentes.

"A Feira da Troca continuará sendo realizada aos sábados e domingos, no mesmo horário, mas agora em novo local. A Praça Padre Cícero contará com mais essa atração de lazer para o público da região", acrescenta o secretário-adjunto da Semtabes, Ronaldo Targino.

Nova Feira do Benedito Bentes vai garantir mais dignidade a 240 feirantes da região
SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299