Mutirão de higiene e limpeza é finalizado no Mercado da Produção

Redação 01/02/2021 às 18:57
Mutirão de higiene e limpeza é finalizado no Mercado da Produção

O primeiro mutirão de higiene e limpeza foi finalizado nesta segunda (1º) no Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió. Agora, a ação segue para outros mercados e feiras da capital.

Mercado da Produção foi o primeiro a receber mutirão de limpeza e higienização / Foto: Rafa Chafer

Após os trabalhos de várias secretarias municipais realizados durante quatro dias desde o mês passado, a mudança no ambiente é perceptível. Após dois dias seguidos de chuvas em Maceió, o espaço de comercialização de carnes e peixes não alagou.

Os comerciantes também elogiaram a limpeza e os ajustes no local. “Na chegada deles na terça-feira passada, já perceberam as mudanças e aprovaram. Além disso, como fizemos a distribuição de máscaras e avisamos que iremos cobrar o uso, já percebemos um respeito maior ao protocolo”, comemorou Dárbio França, integrante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) retirou mais lixo das galerias pluviais nesse domingo e deve fechar a área com as tampas de concreto que foram refeitas, para dar mais segurança aos usuários do Mercado.

Também houve limpeza das galerias internas, além de lavagem do piso com caminhão-pipa, e desinfecção geral, esta realizada por uma equipe do Exército que apoia o Município no combate ao coronavírus.

A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) já iniciou a limpeza do canal onde segue o fluxo de dejetos do mercado para que outros 300 metros de galeria sejam abertos e esvaziados, mas esse serviço ainda segue pelos próximos dias.

Limpeza periódica

O resultado foi tão positivo que a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) avalia criar uma rotina semanal de limpeza no Mercado da Produção. “É um projeto do grupo de trabalho, a ser implantado pela Semtabes, que também vai supervisionar e cobrar os comerciantes para que contribuam com a higiene do espaço”, afirmou Dárbio França.

Dárbio França, da Semas, ressalta que comerciantes aprovaram a ação / Foto: Rafa Chafer

A Semtabes também possui projetos para reforma de pisos, banheiros e da administração do local, para melhorar a estrutura para comerciantes e usuários.

A próxima ação ocorre no Mercado do Jacintinho, na quarta-feira (3), quando ele estará fechado, e no domingo deve ocorrer no Mercado de Jaraguá.

O grupo de trabalho é formado por Semtabes, Semas, Sudes, Seminfra, Iluminação Pública, Vigilância Sanitária e Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299