Mercados públicos de Maceió recebem novas balanças

Equipamentos podem ser utilizados por qualquer consumidor

João Ferro (estagiário)/Ascom Semtabes 23/12/2021 às 12:03
Mercados públicos de Maceió recebem novas balanças
Foto: Ascom Semtabes

Os mercados públicos de Maceió receberam, nesta quarta-feira (22), novas balanças para comparação dos pesos de produtos adquiridos pelos consumidores. A novidade visa garantir a transparência no atendimento, uma vez que será possível se dirigir à administração dos equipamentos para verificar se existe discrepância de valores da pesagem. Inicialmente, cinco mercados foram contemplados, nos quais circulam milhares de maceioenses todos os dias.

As balanças foram testadas e aprovadas pelo INMETRO e estão disponíveis no Centro Pesqueiro de Jaraguá; e nos Mercados da Produção (Levada), Benedito Bentes, Jacintinho e Tabuleiro. Caso seja constatada a fraude, o permissionário será suspenso por cinco dias. Nos casos de reincidência da infração, serão 15 dias ou a perda do espaço de comercialização, que ficará disponível e será ocupado por outro comerciante.

A Secretaria do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), responsável pela administração dos Mercados, estará realizando fiscalizações periódicas com o INMETRO nas balanças dos permissionários para coibir qualquer irregularidade. O permissionário que for flagrado na posse de balança irregular, deverá normalizar sua situação junto ao órgão regulador, dentro de dez dias, também sujeito à suspensão e a perda da permissão.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299