Mercados e feiras promovem vida saudável aos maceioenses

No Mercado do Jaraguá, há oferta de produtos orgânicos às terças e sextas-feiras

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 10/12/2022 às 09:30
Mercados e feiras promovem vida saudável aos maceioenses
Feira do Produtor funciona no Mercado do Jaraguá. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Os mercados públicos e feiras livres da cidade ajudam a promover uma alimentação saudável para os maceioenses. O incentivo à organização e ordenamento destes espaços espalhados na capital é da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que realiza a administração direta dos equipamentos públicos de abastecimento.

Nas feiras, é possível encontrar maior variedade de produtos, muitos vindos diretos de agricultores familiares. No Mercado do Jaraguá, a loja Feira do Produtor comercializa produtos orgânicos que vêm direto da Fazenda São Pedro, cultivados no município de Pilar. Através do sistema agroflorestal, que alia a vegetação que já existe no local com a produção, os produtos in natura e produtos beneficiados - a exemplo de bananas que viram doces - vão direto para a mesa do consumidor.

“Eles estão agregados à uma proposta ambiental. A fazenda tem uma reserva ambiental RPPN [Reserva de Proteção ao Patrimônio Natural], vinculada ao Ministério da Agricultura. E ela reflete o que nós fazemos: produtos saudáveis, produtos naturais, que vêm de uma produção de agrofloresta. Ou seja, não tem necessidade de utilização de agrotóxicos”, explica o produtor Francisco José.

Na Feira do Produtor, Nivalda Matias, 60 anos, aproveita para levar alimentos saudáveis para casa. Moradora da Pajuçara, a maceioense virou cliente fidelíssima da loja de Produtos Naturais da Feira do Produtor. “Quem quer fugir do veneno, é só vir aqui. Se você pegar um alface que compra aqui e um do supermercado, é totalmente diferente o sabor. O pão deles é uma delícia e a qualidade dos produtos é essencial. Vale a pena investir na saúde”, acredita.

A loja fica aberta todas as terças e sextas-feiras, das 6h às 13h. O espaço comercializa tubérculos, saladas prontas, temperos secos beneficiados, molhos e até pães de urucum, batata doce, macaxeira e o doce Brasileira para celíacos, quem possui diabetes e intolerantes à lactose.

Cidade Saudável

O secretário municipal de Abastecimento, Maurício Filho, acredita que é preciso promover uma alimentação mais saudável à população, dando mais qualidade de vida para os maceioenses. “É preciso difundir feiras agroecológicas para produtores de orgânicos aqui na capital. Esse é um investimento na saúde dos maceioenses. Por isso, produtores de orgânicos, que tenham a comprovação da produção, procurem a Semtabes porque vamos incentivar a comercialização de orgânicos em Maceió”, ressalta o secretário.

Além da loja Feira do Produtor, que está localizada dentro do Mercado do Jaraguá, todas as sextas-feiras ocorre uma feira agroecológica das 5h às 11h, no estacionamento do mercado. Por lá, produtores dos municípios de Arapiraca e Santana do Mundaú também comercializam seus produtos.

“Venham nos conhecer! Aqui com certeza é possível abrir uma visão para outro mundo, que é mais saudável e que nos foi dado para que a gente possa usufruir”, convida o produtor Francisco.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299