Mercado da Produção recebe ação de recolhimento de animais

Iniciativa seguirá até a sexta-feira (1º) nas áreas internas e externas do equipamento público

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 30/03/2022 às 16:39
Mercado da Produção recebe ação de recolhimento de animais
Ação é realizada pela Semtabes, Semscs e UVZ (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Teve início nesta quarta-feira (30), a ação de recolhimento de animais no Mercado Público da Produção, que fica localizado no bairro Levada. A iniciativa, que seguirá até a sexta-feira (1º), é uma parceria entre as Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Convívio Social (Semscs) e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Pela manhã foi realizado o recolhimento de cinco animais de grande e médio portes, sendo quatro cavalos e um porco, na região do entorno do mercado público.

“Ano passado, já havíamos realizado uma ação deste tipo, que recolheu mais de 190 gatos. Mas, a população de gatos e cachorros está crescendo no Mercado da Produção.  Os fiscais da Semtabes orientam os permissionários, que criam os animais nas dependências do mercado, que os levem para casa. E para aqueles que não criam, a orientação é de não dar alimento para os gatos e cães que estão soltos aqui”, explica o diretor de Abastecimento da Semtabes, Nivaldo Júnior. 

O coordenador da Gerência da Raiva da UVZ, Wellington Diniz, explica que os animais soltos no equipamento público, caso tenham alguma zoonose, podem acabar realizando uma contaminação cruzada.

“Por se tratar de um local de consumo de alimento humano precisamos recolher esses animais, que podem ser vetores de doenças. Principalmente animais que percorrem tábuas e bancadas”, alerta o médico-veterinário.

Todos os animais recolhidos estão sendo levados para a Unidade de Vigilância de Zoonoses. Eles vão passar por uma triagem para identificar se estão saudáveis. Após o procedimento, os animais que estiverem aptos serão submetidos à castração e ficarão disponíveis para adoção. 

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299