Formação profissional prepara maceioenses para o mercado de trabalho

Sine Maceió deu início às matrículas de cursos EAD para comércio e turismo para alta temporada

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 27/09/2022 às 11:01
Formação profissional prepara maceioenses para o mercado de trabalho
Trabalhadores podem se matricular até a sexta-feira (30), no posto do Sine Maceió

A formação profissional é importante para conseguir conquistar uma vaga no mercado de trabalho. A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) está com um plano de ação para qualificar os maceioenses de forma gratuita, buscando parcerias para preparar os maceioenses.  

De acordo com dados do Sine Maceió, em agosto deste ano foram quase 500 profissionais encaminhados para participar de processos de seleção com as empresas, num total de 300 vagas de emprego ofertadas pelo posto de atendimento ao trabalhador. “Sabemos que o mercado está mais exigente quando se trata da qualificação. Muitas vezes a empresa busca currículos no banco de dados e não conseguem encontrar o profissional que está precisando”, explica Maurício Filho, secretário municipal do Trabalho. 

Jardilane Lacerda fez sua matrícula no curso EAD para área de Hotelaria. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Jardilane Lacerda fez sua matrícula no curso EAD para área de Hotelaria. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

O Sine Maceió deu início esta semana às matrículas de 33 formações profissionais na modalidade à distância na área de comércio, serviço e turismo. Jadirlane Lacerda, 40 anos, trabalha como recepcionista hospitalar e se inscreveu no curso de Hotelaria para melhorar o currículo. “Essas qualificações enriquecem o currículo e o mercado de trabalho está bem exigente. O quanto a gente puder se aperfeiçoar é melhor”, acredita.  

A parceria para a realização dos cursos foi realizada com a Cequal Alagoas, que oferece uma plataforma virtual para os treinamentos, além da certificação dos profissionais no término da formação. “Essa é uma forma de preparar os maceioenses para a alta temporada de empregos deste fim de ano. Os profissionais que não tiverem acesso à internet ou computador, podem utilizar nossa Sala de Formação. O importante é não deixar de se qualificar”, atenta a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.

Secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, afirma que trabalhadores devem procurar o Sine Maceió para fazer sua matrícula. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, afirma que trabalhadores devem procurar o Sine Maceió para fazer sua matrícula. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Rosimeire Silva, 42 anos, não perdeu também não perdeu tempo. Ela está fora do mercado de trabalho e cursando o ensino médio. Agora ela vai iniciar a formação na área de Farmácia. “Não estou empregada e já queria trazer o currículo para cá, aproveitei para me matricular. Conseguindo o emprego, muita coisa vai mudar”, relata. 

Matrículas

Os interessados devem se matricular de forma presencial no posto de atendimento do Sine, que fica no 2º piso do Shopping Popular, no centro, até a sexta-feira (30), das 8h às 13h, levando os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), e-mail para contato válido, pessoal e intransferível e o comprovante de residência. Os treinamentos são para pessoas a partir de 14 anos, por isso, os menores de idade devem comparecer com seus responsáveis para a autorização. 

Para ter acesso à Sala de Formação, que é um espaço limitado, os candidatos farão um agendamento para participar das aulas. Para mais informações o telefone para contato é o 0800 082 6205, ou o Whatsapp (82) 9 8879-1919.

Confira a lista de cursos disponíveis acessando aqui: Sine Maceió abre matrículas para mais de 30 cursos gratuitos EAD

Sine Maceió oferece 33 cursos gratuitos de formação profissional
SEMTABES

Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5290

Sine Maceió: Shopping Popular, Rua do Livramento - Centro.
CEP 57020-030. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.