Feirante aposta em cuidados especiais de mercadorias para conquistar clientela

Organização e limpeza dos produtos e promoções são estratégias para comercialização

Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 11/07/2022 às 14:02
Feirante aposta em cuidados especiais de mercadorias para conquistar clientela
Maria Célia prepara tudo para ter uma boa vitrine da sua banca; consumidores aprovam. Foto: Tatiane Gomes / Ascom Semtabes

A estratégia é simples: cuidados especiais na arrumação e na limpeza dos legumes na banca da feirante Maria Célia, 46 anos, instalada na Feira do Jacintinho. Ela comercializa legumes, verduras e frutas e reconhece que, além do preço, essa é uma forma de conquistar os clientes que passam pelo equipamento público. 

A banca é abastecida todas as segundas, quintas e sextas-feiras. E o asseio das mercadorias tem explicação: é tudo para receber os consumidores que vem de perto e de bem longe. É que a Célia tem clientela fixa de moradores da parte baixa de Maceió, como Jatiúca, e também da parte alta mais distante, do Benedito Bentes e do Eustáquio Gomes, além dos clientes que moram na comunidade local. 

A feirante toma todo cuidado: usa luva para manuseio dos produtos, limpa legume por legume. E quem olha de longe reconhece que ela organiza as mercadorias para ter uma boa vitrine de apresentação. "As mercadorias vêm sujas pelo trajeto. A gente prefere lavar, deixar bem limpinho. Quem compra, aprova. Não vai sujar as mãos com tudo lavadinho. O consumidor merece isso! Eu não gosto de pegar em mercadoria suja, então os consumidores também acham bom tudo limpinho e organizado", explica a feirante. 

Mercadorias são lavadas assim que chegam à banca da feirante no Jacintinho. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes
Mercadorias são lavadas assim que chegam à banca da feirante no Jacintinho. Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes

Anita Barbosa, 62 anos, é moradora do Jacintinho e está sempre pela feira aproveitando para comprar num local mais barato e com variedade de produtos. Ela se sente valorizada pelo cuidado que os feirantes têm com os consumidores. "Higiene é primordial, não é? Então tem que ter higiene, bom atendimento e preço baixo. E eu venho sempre aqui porque compensa muito. Os preços são bem mais em conta e encontro tudo o que preciso", acredita Anita. 

Além da banca da Célia, a Feira do Jacintinho possui outros 230 feirantes. E possui uma variedade de produtos disponíveis para os consumidores, entre frutas, legumes, verduras, condimentos, utilidades para o lar, além de roupas e calçados. "Tem de tudo aqui. O que você estiver procurando, vai encontrar. Venham aqui na feira do Jacintinho", convida Maria Célia. 

A Feira do Jacintinho é administrada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Ela está localizada na Rua São José, numa parte anexa ao Mercado Público do bairro. O local funciona de segunda a sábado, das 5h às 17h, e aos domingos, das 5h às 14h.  

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299