Feira Agroecológica do Mercado do Jaraguá promove vida saudável aos maceioenses

Feira acontece todas as sextas no estacionamento do mercado público do bairro histórico

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 11/11/2022 às 12:57
Feira Agroecológica do Mercado do Jaraguá promove vida saudável aos maceioenses
Feira Agroecológica comercializa diversos produtos orgânicos na capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Todas as sextas-feiras, o estacionamento do Mercado do Jaraguá recebe a Feira Agroecológica com agricultores familiares vindos dos municípios de Santana do Mundaú e Arapiraca. A proposta da feira, que funciona das 5h às 11h, é promover uma alimentação mais saudável para a população com a comercialização de produtos orgânicos, vindos direto dos pequenos produtores rurais. 

Sebastiana Leandro é agricultora familiar do município de Arapiraca e há 20 anos começou a plantar verduras para o consumo próprio e hoje possui duas tarefas (quase 9 mil m²) de plantação de orgânicos.

Na banca da produtora rural existem alimentos oriundos da produção agroecológica. É possível encontrar alho poró, repolho, abóbora, tomate cereja, quiabo, pimentão, acelga, brócolis, espinafre, rúcula, couve-folha, cebola com a palha, beterraba com a rama, agrião, manjericão, hortelã, alfaces de todos os tipos. 

Agricultora familiar Sebastiana Leandro é do município de Arapiraca e traz produtos orgânicos para a população da capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)
Agricultora familiar Sebastiana Leandro é do município de Arapiraca e traz produtos orgânicos para a população da capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

“Fomos provando que é possível produzir e trazemos aqui para Maceió. A nossa produção é vendida diretamente ao consumidor. Não temos atravessador aqui na feira. A gente não se importa com quantidade e sim com a qualidade para o consumidor final. O sabor é diferente, fica mais saboroso, sem cheiro e gosto de veneno. Sem contar com a durabilidade do produto”, explica a agricultora. 

A maceioense Vanessa Melo, 43 anos, conheceu a Feira Agroecológica há dois anos, após ser orientada pela nutricionista para ter uma alimentação mais saudável para o bebê e toda a família. Ela, agora, roda toda a capital sempre à procura de produtos orgânicos.

“A conscientização de que a alimentação é o mais importante para o ser humano, para ter uma vida mais longa e mais saudável é importante. Verduras, frutas e até alimentos que, geralmente, são industrializados e eles produzem de forma orgânica e trazem pra cá”, conta Vanessa, que mora do bairro Mangabeiras. 

O secretário municipal de Abastecimento, Maurício Filho, acredita que é preciso incentivar a abertura de mais espaços como este, que promovem uma vida mais saudável para a população.

“É preciso difundir feiras agroecológicas para produtores de orgânicos aqui na capital. Esse é um investimento na saúde dos maceioenses. Por isso, produtores orgânicos que tenham a comprovação da produção nos procurem porque vamos incentivar a comercialização de orgânicos em Maceió”, explica o secretário. 

O certificado de produção orgânica é fundamental. De Santana do Mundaú, o agricultor José Arnaldo explica que a certificação credibiliza junto aos clientes mais exigentes.

“Às vezes, o cliente fica desconfiado, mas a gente mostra que vem de uma fazenda totalmente certificada. Aqui a gente vende saúde, não é?”, ressalta. 

Na banca do produtor José Arnaldo é possível encontrar galinhas e ovos caipiras, gengibre, açafrão em raiz e já beneficiado como tempero em pó, mel, milho orgânico e temperos diversos. 

A variedade de produtos chama a atenção de Verônica Moreira, 57 anos, que frequenta a Feira Agroecológica há 3 anos, sempre à procura de produtos diferenciados.

“Comecei a sentir falta de feiras livres e um dia estava procurando beterraba com a folhagem, que é mais difícil de encontrar em Maceió. Me indicaram a feira de Jaraguá e encontrei aqui. Venho sempre comprar alguma coisa diferenciada”, afirma a maceioense. 

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299