Estande #oArtesanatoÉmassa faz sucesso durante 1ª Feira Coop de Maceió

Evento contou com participação de artesãos da Economia Solidária e do Mercado do Artesanato

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 26/09/2022 às 08:30
Estande #oArtesanatoÉmassa faz sucesso durante 1ª Feira Coop de Maceió
Artesãos da Economia Solidária e do Mercado do Artesanato participam do evento. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Os artesãos de Maceió participaram da 1ª Feira Coop de Alagoas, evento realizado pela Federação Unicafes Alagoas na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara. O estande da Prefeitura #oArtesanatoÉmassa reuniu peças criadas por grupos de artesãos da Economia Solidária e mestres artesãos do Mercado do Artesanato. 

A proposta da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) foi apresentar ao público cores e formas características da nossa terra. A família da Rayana Maria de Souza, 26 anos, veio de Uberlândia (MG) para passar uns dias em Maceió. Eles aproveitaram para prestigiar o evento e ficaram encantados com o estande #oArtesanatoÉmassa. “Está muito bom, muito bem organizado e uma estrutura muito boa. Estamos encantados, o trabalho é muito bonito mesmo. O cuidado que se tem com o artesanato é muito bonito”, contou a turista.

Foram três dias de feira, que teve início na sexta-feira (23) e seguiu até o domingo (25). No local, quatro grupos de Economia Solidária da Semtabes estiveram no evento e três permissionários do Mercado do Artesanato, instalado no bairro da Levada. "O artesanato virou uma das atrações da Feira Coop, uma forma de mostrar aos maceioenses e turistas o que os mestres artesãos da nossa capital estão produzindo. E eles foram muito prestigiados”, ressaltou a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.

Para Emanuela Rocha, permissionária do Mercado do Artesanato, que tem um ateliê de costura criativa, a feira abriu possibilidade para que o público conhecesse o trabalho das frasqueiras, bolsas e mochilas. “Nessa exposição, apostamos nas cores de verão para mostrar a praia de Maceió. Nessa feira tivemos a oportunidade de nos apresentar, de fazer contato e o importante é divulgar. E agradeço muito a Prefeitura por ter aberto as portas para a gente participar”, declarou.

Do Mercado do Artesanato, além da costura criativa, itens de olaria também foram o ponto alto do estande. O artesanato da Economia Solidária apresentou diversas técnicas aplicadas nas peças, a exemplo do mosaico em vidro e cerâmica, tramas experimentais, renda renascença, filé, crochê, bonecas de pano entre outras técnicas e produtos apresentados. 

"Foi uma honra participar. Isso alegra a gente e dá mais energia para continuar trabalhando e criando para apresentar coisas novas. A gente está sempre renovando nossas peças para participar de momentos como esse”, confirmou a artesã Dja Marques, do grupo Inovart cadastrado na Semtabes. 

SEMTABES

Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5290

Sine Maceió: Shopping Popular, Rua do Livramento - Centro.
CEP 57020-030. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.