Economia Solidária conquista público durante exposição de artesanato

Turistas e maceioenses conheceram as peças produzidas pelos artesãos

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 29/09/2022 às 12:01
Economia Solidária conquista público durante exposição de artesanato
Estande da Prefeitura de Maceió #oArtesanatoÉmassa durante a 1ª Feira Coop (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Uma explosão de cores, formas, materiais e texturas. O artesanato foi a grande atração do estande da Prefeitura de Maceió durante o último final de semana na 1ª Feira Coop, realizada pela Federação Unicafes, na capital de Alagoas. Os artesãos da Economia Solidária e do Mercado do Artesanato conquistaram o público que passou pela Praça Multieventos, na Pajuçara. 

Além das peças levadas para a exposição, a iniciativa foi uma oportunidade para que turistas e maceioenses conhecessem um pouco da história de quem produz nos empreendimentos solidários. Rosângela Lira, do grupo ATAM, venceu a depressão através do artesanato. Iniciou com uma pastilha de vidro em 2016 e agora produz peças que podem ser vistas como obras de arte. 

“Aqui está meu mosaico. Juntei meus caquinhos de vida e agora estou cheia de cor e de vida. Depois de cortar [o vidro], criar tudo isso, percebo que a gente não tem limites. Hoje em dia estou mais alegre, positiva nas minhas atividades do dia-a-dia”, conta a artesã. 

Ivanilda dos Santos, 39 anos, se encantou com as peças dos artesãos. “Estou gostando e estou encontrando muita coisa bonita e legal. Eu já tinha ouvido falar dela [Rosângela]. O trabalho é muito lindo. A gente vê que cada artesão coloca suas emoções em cada peça e é admirável de ver”, acredita a maceioense.

Ivanilda aproveitou para comprar a peça da artesã Silvana Ramos, que também participou da exposição (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Ivanilda aproveitou para comprar a peça da artesã Silvana Ramos, que também participou da exposição (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Foram quatro grupos cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes),  que participaram da Feira Coop e representaram o artesanato produzido pelos 24 empreendimentos solidários cadastrados na Prefeitura de Maceió. A secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que a pasta está realizando uma reestruturação na economia solidária. 

"Foi muito gratificante trazer essa oportunidade para que os grupos pudessem expor e comercializar os produtos. Nós já estamos trabalhando para trazer mais melhorias, com instalação de novo ponto de comercialização, a reativação do Conselho Municipal e programação de feiras itinerantes na alta temporada turística em Maceió”, destaca. 

Ríssia Rodrigues coordenou a organização do estande da Prefeitura de Maceió durante a Feira Coop (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Ríssia Rodrigues coordenou a organização do estande da Prefeitura de Maceió durante a Feira Coop (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

As feiras itinerantes planejadas pela Semtabes serão essenciais para Silvana Ramos, do grupo Amor em Forma de Arte, que já está se preparando para a estação mais esperada do ano. A artesã está preparando peças exclusivas de customização da palha em chapéus e bolsas de palha, com aplicação em bordado, crochê, filé, renda, passamanaria e pedras brasileiras.

“O artesanato é muito expansivo e gosto de dar a exclusividade aos clientes. Já estou preparando a linha Verão para o fim do ano. Entrei esse ano na Economia Solidária e estou adorando participar”, revela. 

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299