Comerciantes do Shopping Popular participam de treinamento contra à Covid-19

Redação 20/01/2021 às 14:54
Comerciantes do Shopping Popular participam de treinamento contra à Covid-19

Vigilância Sanitária e Semtabes orientaram os permissionários sobre as medidas para evitar contágio pelo coronavírus

Técnica da Vigilância Sanitária passa orientações aos comeciantes / Foto: Rafa Chafer

Três turmas, cada uma com cerca de 30 comerciantes do Shopping Popular, no Centro de Maceió, receberam nesta quarta-feira (20) orientações para cumprir com mais rigor os protocolos de prevenção à covid-19.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), responsável pelos permissionários do local, e contou com monitores da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

No shopping existem 180 permissionários, mas a participação é voluntária, segundo explicou o secretário-adjunto da Semtabes, Ronaldo Targino. Por isso, a ação deve ter continuidade nas próximas semanas a partir do interesse de outros comerciantes.

Secretário-adjunto da Semtabes, Ronaldo Targino, fala da importância do curso / Foto: Rafa Chafer

“A receptividade foi excelente, por isso fizemos três turmas, para que todos pudessem ajustar seus horários para participar. Quanto mais informações, mais eles vão melhorar os cuidados e a mobilização para reduzir a transmissão do coronavírus e evitar o fechamento de suas lojas”, afirmou.

De acordo com a técnica da Cerest, Bruna Omena, uma das pessoas que ministraram o curso, foram transmitidas medidas de segurança e cuidados na prevenção à covid-19 dentro do Programa Cidadão Vigilante.

O curso ressaltou a importância do uso de álcool 70%, água e sabão ou até mesmo shampoo para higienização das mãos. E, para os objetos e ambientes, uso de desinfetante à base de cloro ou outro germicida.

Bruna Omena, técnica da Cerest, uma das monitoras do curso / Foto: Rafa Chafer

“A água sanitária pode ser usada em uma mistura de 25 ml para cada litro de água para limpeza de piso, solado de calçados, bancadas, mas nunca no corpo”, reforçou Bruna.

A importância do uso de máscaras também foi reforçada aos comerciantes, que foram lembrados da necessidade de troca a cada duas horas ou sempre que estiver úmida. “Eles demonstraram muito interesse, tiraram dúvidas. Já perceberam a necessidade de adaptação dos espaços e da sinalização das cadeiras para manter o distanciamento”, afirmou a monitora.

Sheila dos Santos, comerciante, diz que já conhece as medidas de prevenção, mas quer aprender mais / Foto: Rafa Chafer

Sheila Santos, proprietária de uma loja de conserto de celulares, disse que já conhecia as medidas de segurança contra a covid-19, mas decidiu participar do curso para aprender mais. “A gente vê nos jornais, mas ainda assim tem coisas que a gente não sabe. Acho uma boa iniciativa para reduzir a contaminação, porque a gente não sabe quem está ou não com o coronavírus”, disse a comerciante.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299