Brota na Grota: moradores do Reginaldo fazem cadastro para feira livre

Semtabes levou serviços municipais para comunidade do Reginaldo durante lançamento do programa Brota na Grota

João Ferro e Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 25/01/2023 às 13:18
Brota na Grota: moradores do Reginaldo fazem cadastro para feira livre
Roberta Estevão, 27 anos, se inscreveu para participar da feira livre que será instalada na comunidade. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) participou, nesta quarta-feira (25), do lançamento do maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, realizado pela Prefeitura de Maceió no Reginaldo (Poço). Na oportunidade, os moradores da comunidade se inscreveram para participar da feira livre que será instalada na região. 

O programa envolve serviços e atendimentos de 12 secretarias trabalhando de forma integrada e vai chegar a outras comunidades de Maceió. A moradora do Vale do Reginaldo Elidete Mendes, 46 anos, criou seus filhos, netos e bisnetos na comunidade, trabalhando como vendedora ambulante de amendoim durante 16 anos. Agora está cadastrada para ter uma barraca na feira livre e não vai precisar levar o seu produto no alto da cabeça, batendo de porta em porta. 

“A Prefeitura já está transformando a nossa realidade. A gente espera que lá para frente, esse projeto mude a forma com que as pessoas nos vêem. A gente quer que as pessoas de fora venham para cá e gostem daqui”, afirmou a moradora. 

Ao todo, 46 moradores realizaram cadastro para a feira livre e conheceram a banca-modelo que ficou exposta durante a ação. Serão contemplados os segmentos econômicos voltados para comercialização de hortifrutis, carnes e peixes, além de lanches. 

Responsável pela pasta de Abastecimento do Município, Maurício Filho, explicou que a instalação da feira livre na comunidade vai incentivar o emprego e geração de renda na região. “O programa tem essa importância social e econômica, porque aproxima as políticas públicas das comunidades das grotas, que viveram por anos uma situação de abandono. Realizamos o cadastro dos moradores que têm o interesse em comercializar, dando estrutura necessária para atender o comércio local”, ressaltou o secretário. 

Roberta Estevão, 27 anos, afastada do mercado de trabalho por cuidar do seu filho, acredita que a feira livre vai ajudar toda a família. Ela já trabalhou com vendas on-line e agora vai investir na comercialização de frutas. “É a oportunidade que nós estamos precisando. Existem muitas pessoas que vendem na calçada já e com as barracas vai conseguir organizar as vendas. E eu não posso trabalhar fora, porque tenho um filho especial, e agora vou poder trabalhar perto de casa e ele vai poder estar perto de mim”, relatou a jovem. 

Durante a ação desta quarta, a Semtabes também realizou cerca de 30 atendimentos voltados para o Trabalho e Emprego, com orientações profissionais, elaboração de currículos e cadastro de trabalhadores. Mariana dos Santos Silva, 33 anos, aproveitou a oportunidade para se inscrever no Sine Maceió. 

"Espero atuar na área de estética, porque atuo como empreendedora fazendo unha. Conseguir um emprego vai mudar muito a minha vida. Hoje em dia tudo está muito caro, e morando eu e meu filho, precisamos de uma renda fixa”, afirmou Mariana, que mora há 20 anos na comunidade. 

Entre os serviços que a Semtabes vai realizar no Brota na Grota estão o incentivo ao empreendedorismo, com cadastro para feira livre e empreendimentos solidários, qualificação profissional, cadastro mo banco de currículos do Sine Maceió e oficinas para elaboração de currículos.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299