Abastecimento vai iniciar mapeamento de produtores familiares em Maceió

Iniciativa foi anunciada na reunião de apresentação do relatório preliminar do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 02/12/2022 às 12:43
Abastecimento vai iniciar mapeamento de produtores familiares em Maceió
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (2), na sala de reuniões da Prefeitura de Maceió

As Secretarias municipais de Abastecimento (Semtabes), Educação (Semed) e Saúde (SMS) participaram na manhã desta sexta-feira (2), na sala de reuniões da Prefeitura de Maceió, da reunião para apresentação do relatório preliminar do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Alagoas (Cecane/Ufal). 

No relatório preliminar constam o resumo das atividades de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na capital. Durante o encontro foram discutidas as ações da gestão municipal que contribuem para fomentar a agricultura familiar em Maceió, envolvendo produtores agrícolas (legumes, verduras, frutas), pescadores e extrativistas.   

A Prefeitura de Maceió, atualmente, abre chamamento público para a compra de produtos de agricultores familiares para a alimentação escolar da rede pública de ensino municipal, atendendo ao PNAE. 

O secretário municipal do Abastecimento, Maurício Filho, ressaltou que a Semtabes, através da Diretoria de Economia Solidária, vai iniciar um mapeamento destes agricultores familiares dentro de Maceió para incentivar a participação dos produtores nas chamadas públicas da Semed. 

“Com este mapeamento podemos identificar os agricultores familiares e estimular a participação deles na compra de produtos pela Semed, fazendo com que a economia de Maceió possa girar com os recursos investidos na chamada pública. Além disso, podemos abrir espaços para os agricultores nos locais de comercialização, a exemplo das feiras livres e mercados públicos de Maceió”, explicou Maurício Filho. 

Além da Semtabes, outras Secretarias também devem realizar ações para promoção à agricultura familiar de Maceió. 

Também participaram da reunião o secretário municipal de Educação, José Neto, a gerente de Promoção à Saúde da SMS, Adriana Pafer, representantes da Vigilância Sanitária, além dos representantes do Cecane/Ufal. 

O CECANE/Ufal é a unidade de referência e apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), constituído para desenvolver ações de interesse e necessidade do PNAE.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299