Segurança Comunitária promove curso de atualização profissional para guardas municipais

Capacitação é voltada aos agentes de segurança que já possuem porte funcional de arma de fogo

Izabel Lopes (estágiaria)/ Ascom Semscs 21/11/2022 às 12:00
Segurança Comunitária promove curso de atualização profissional para guardas municipais
Guardas municipais com porte funcional de arma de fogo estão participando do curso. Foto: Izabel Lopes / Ascom Semscs

Os Guardas Municipais de Maceió precisam estar cada vez mais preparados para exercer as atividades na área da segurança pública. Pensando em aperfeiçoar e qualificar os agentes de segurança, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está realizando um curso de atualização profissional para os servidores que possuem o porte funcional de arma de fogo. O curso segue até o próximo sábado (26).

Nessa atualização, estão participando 30 guardas municipais com treinamento voltado para as técnicas de emprego operacional de arma de fogo na rotina operacional. Durante o curso, os agentes municipais de segurança estarão recebendo aulas práticas e teóricas, com carga horária de 80 horas.

Carlos Guido, secretário da Semscs, reforça a relevância do treinamento para os guardas municipais que estão com o porte funcional de arma de fogo.

“Estamos chegando ao final do ano com diversos cursos ofertados aos agentes de segurança de Maceió. A Guarda Municipal tem vivido um novo momento, e a excelência na capacitação dos profissionais é uma realidade, com guardas ainda mais qualificados, levando segurança e proteção ao maceioense e a todos que frequentam a capital alagoana”, enfatizou o secretário.

No decorrer do treinamento, os servidores terão acesso a conteúdos como mediação de conflito, legislação e código de ética, atendimento de emergência pré-hospitalar tático, técnicas de algemação, treinamento físico, técnico tático de confronto corporal, legislação e abuso de autoridade, saúde do trabalhador, instrução de armamento e tiro, e segurança de grupos vulneráveis.

Segundo a corregedora da Semscs, Jaclyn Falcão, a atualização dos cursos para os guardas municipais tem enorme contribuição para o trabalho realizado diariamente pelos servidores. “Revisamos e atualizamos os servidores sobre o regimento interno da corregedoria, o código de ética e disciplina dos guardas municipais. Essa capacitação é super importante para que os agentes de segurança possam tirar dúvidas sobre a parte jurídica da profissão que eles exercem diariamente, a fim de contribuir com a sociedade da melhor forma”, explicou.

Para a aluna Luciana Alves, a capacitação precisa fazer parte do trabalho dos guardas municipais, isso porque a atualização de conteúdos melhora as técnicas e o trabalho que são realizados diariamente.

“Essa é a primeira turma que obteve o porte de arma, e a cada dois anos precisamos fazer o curso de atualização. A busca pelo aperfeiçoamento precisa fazer parte do nosso trabalho, já que lidamos com diversas situações diariamente. Quero parabenizar a gestão da Semscs e a coordenação de ensino, pela oportunidade que temos em crescer como profissionais e por termos professores altamente capacitados para nos ajudar”, destacou a guarda municipal.

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefone: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 15