Segurança Comunitária conclui capacitação do Grupamento de Apoio ao Turista

Grupamento especializado da Guarda Municipal de Maceió vai trabalhar na segurança dos turistas que visitam a capital

Izabel Lopes (estagiária) / Ascom Semscs 03/06/2022 às 12:58
Segurança Comunitária conclui capacitação do Grupamento de Apoio ao Turista
Guardas municipais concluem capacitação em turismo. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semsc) finalizou o treinamento dos agentes da Guarda Municipal de Maceió que vão fazer parte do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT). Agora, os guardas municipais que integravam a Bike Patrulha irão compor o novo grupamento da GMM, após terem finalizado a capacitação turística, nesta sexta-feira.

Ao todo, 32 guardas municipais receberam a qualificação e estão aptos para melhor atender e acolher os maceioenses e os visitantes que escolherem a capital alagoana como destino turístico. Durante a especialização, os agentes municipais de segurança tiveram aulas práticas e teóricas abordando assuntos como mediação de conflitos, defesa pessoal, noções de atendimento pré-hospitalar, abordagem, noções básicas de salvamento aquático, uso de BP60 e algemação.

O coordenador de ensino e instrução da Semscs, Raimundo Maia Júnior, ressaltou a relevância do treinamento para a segurança dos turistas.

“O curso qualifica os guardas municipais do GAT para melhor atender os turistas que visitam a nossa capital. É muito importante que as pessoas que frequentam os pontos turísticos da nossa cidade se sintam seguras e saibam que podem contar com os agentes da GMM na hora de pedira ajuda”, disse o coordenador.

Para o Inspetor da Guarda Municipal de Maceió, Walter dos Santos, a capacitação é uma importante ferramenta de acolhimento aos turistas, gerando ações positivas para a cidade.

“Esse curso é muito relevante, porque cria parâmetros de ação para um novo momento com a transição do grupamento Bike Patrulha para o Grupamento de Apoio ao Turista. Foi um curso muito abrangente, com matérias importantes que vão ser utilizadas na prática. Além disso, sabemos que o turismo é motor da economia da nossa cidade, receber os visitantes com mais qualificação vai gerar mais segurança, ajudando a melhorar a visão dos turistas a respeito de Maceió”, ressaltou o Inspetor da GMM.

No decorrer do curso, os guardas municipais também contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), que levaram os servidores para um Citytour na cidade, mostrando os principais pontos turísticos da capital alagoana.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153