Projeto Judô na Guarda Municipal de Maceió recebe representantes de Brumadinho (MG)

Visita foi realizada pela equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos do município mineiro, nessa sexta-feira (03)

João Victor Barroso / Ascom Semscs 04/02/2023 às 09:54
Projeto Judô na Guarda Municipal de Maceió recebe representantes de Brumadinho (MG)
Projeto conta com 202 alunos, entre crianças e adolescentes. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

O esporte é uma poderosa ferramenta de mudança e transformação social, e esse tem sido o propósito do Judô na Guarda, projeto desenvolvido na Guarda Municipal de Maceió (GMM) há 13 anos. O sucesso da ação chamou a atenção da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos do município de Brumadinho (MG), e representantes do órgão acompanharam a aula dessa sexta-feira (03), na sede da GMM, localizada no Vergel do Lago. 

Os representantes do município mineiro acompanharam de perto os treinamentos e conheceram um pouco sobre a história do projeto. O secretário de Esportes, Lazer e Eventos Brumadinho, Vanilson dos Santos, contou que a localidade ainda sofre as consequências da catástrofe ocorrida em 2019, e o esporte tem ajudado bastante a reerguer a cidade. 

“Temos percorrido todo o país em busca de ideias inovadoras assim como o Judô na Guarda, aqui de Maceió. Descobrimos o projeto por meio das redes sociais e queremos projetos assim, voltados para a inclusão social, especialmente em bairros vulneráveis. Temos projetos de judô lá em Minas Gerais e vamos aprimorar essas ações para que possamos formar cidadãos de verdade”, afirmou o secretário de Brumadinho.

O Judô na Guarda teve início em 2010 como um projeto social para acolher crianças em situação de vulnerabilidade do bairro e da região da orla lagunar. Hoje são 202 famílias atendidas, entre crianças e adolescentes, a partir dos 4 anos, levando os ensinamentos do esporte que surgiu no Japão. 

Para Irã Candido, guarda municipal de Maceió e idealizador do projeto, o Judô na Guarda já ajudou muitas crianças e jovens em mais de uma década de existência. “Formamos vários atletas e professores pelo projeto, o que mostra o sucesso e a importância desta iniciativa e do esporte na vida das pessoas. O Judô na Guarda vai muito além de ser somente uma atividade física. Estamos aqui para fomentar a cidadania, e essa missão tem sido cumprida com muita dedicação e paixão”, afirmou. 

Com o filho fazendo parte do projeto desde o ano passadoWouflan Rocha, 46 anos, falou um pouco do que a ideia representa para a comunidade do Vergel do Lago.

“O tio do Matheus apresentou o projeto para nós e está sendo muito bom para o meu filho. O Judô na Guarda está tirando as crianças da rua, afastando das drogas e da violência. O sentimento de toda a comunidade é de que o projeto cresça e evolua cada vez mais. Se não fosse pelo Judô na Guarda o Matheus não estaria praticando esse esporte, que ele está gostando muito, e tem uma chance de ser um grande judoca”, afirmou.

Há cerca de oito meses no projeto, o pequeno judoca Matheus Rocha, de oito anos, já está na faixa cinza e ganhou uma medalha de ouro em uma competição.  “Eu acho esse projeto muito bom, já fiz vários amigos aqui e a melhor parte do treinamento para mim é o rolamento para frente, e espero chegar até a faixa preta”, disse o garoto.

Carlos Guido, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, afirmou que o esporte é um dos principais instrumentos para mudar a realidade de crianças e jovens de comunidades carentes. “O Judô com a Guarda veio para tirar os pequenos da rua, onde muitos estão expostos às drogas e criminalidade. O projeto desenvolve muito bem o seu papel social levando valores positivos, como a disciplina, o respeito e a responsabilidade”, disse o titular da Semscs. 

As aulas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19 horas, no prédio sede da Guarda Municipal de Maceió, localizado na Avenida Theobaldo Barbosa, Conjunto Joaquim Leão, no bairro do Vergel do Lago.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153