Projeto Judô na Guarda inicia o ano com 172 alunos inscritos

Alunos formados pelo projeto também dão aulas aos novos integrantes

Erika Santana (estagiária)/Ascom Semscs 13/01/2022 às 12:27
Projeto Judô na Guarda inicia o ano com 172 alunos inscritos
Foto: Erika Santana/Ascom Semscs

Há 11 anos em atividade, o Projeto Judô na Guarda, ofertado pela Guarda Municipal de Maceió (GMM) se prepara para iniciar o ano de 2022 com mais 172 alunos inscritos. Entre guardas, parentes de agentes e a população em geral, o projeto ainda tem vagas abertas para quem deseja participar.

O Judô na Guarda é desenvolvido pelo agente e sensei Iran Cândido, com as aulas realizadas no prédio sede da GMM, no bairro do Vergel do Lago. São atendidos públicos de diferentes faixas etárias e até pessoas com deficiência, e vai além do esporte, tendo um importante papel social ao passar lições de cidadania.

“Muita gente observa a segurança pública pelo viés da punição. Nós preferimos observar pelo prisma da prevenção e formação do cidadão. O projeto de Judô na Guarda é considerado por alguns órgãos como o melhor projeto de inclusão social através do esporte em Alagoas. A comunidade local abraça a instituição Guarda Municipal por saber que seus filhos e parentes fazem parte dessa história. Já temos alunos que, atualmente, são professores e auxiliam no projeto”, contou o sensei Iran.

O guarda municipal e sensei Iran Cândido leva os ensinamentos do judô para os novos 172 alunos. Foto: Arquivo pessoal
O guarda municipal e sensei Iran Cândido leva os ensinamentos do judô para os novos 172 alunos. Foto: Arquivo pessoal

Formado faixa preta pelo projeto e hoje professor, Jessé Batista, 20, faz parte da iniciativa esportiva há oito anos. “O judô vai além da atividade física com sua função ideológica e de valores. Aqui, aprendi muita coisa sobre persistência, a não abaixar a cabeça e enfrentar meus medos. Essa filosofia me auxiliou na minha vida inteira e é incrível poder passar isso adiante, ensinando tudo que tive a oportunidade de aprender”, afirmou o jovem.

Jessé Bastista, de kimono branco, passou de aluno a professor no projeto da Guarda Municipal de Maceió. Foto: Erika Santana/Ascom Semscs
Jessé Bastista, de kimono branco, passou de aluno a professor no projeto da Guarda Municipal de Maceió. Foto: Erika Santana/Ascom Semscs

Gabriel Lins tem 18 anos e é neto de uma guarda municipal aposentada. Ele faz parte do projeto desde o seu início. Na última semana, Gabriel conseguiu uma bolsa de estudos no curso de Fisioterapia por meio do Judô com a Guarda.

“O projeto mudou a minha vida. A partir do momento que eu saí da rua, deixei de ficar vulnerável às situações que, infelizmente, ainda acontecem com as crianças. Aqui, aprendi a ser um cidadão. É gratificante estar transmitindo o que aprendi e espero que essas crianças possam seguir o mesmo caminho e alcançar seus sonhos por meio do esporte”, contou Gabriel que, assim como Jessé, também auxilia no treinamento de novos alunos.

Gabriel Lins, de kimono azul, conseguiu uma bolsa de estudos no curso de Fisioterapia graças ao projeto Judô com a Guarda. Foto:  Erika Santana/Ascom Semscs
Gabriel Lins, de kimono azul, conseguiu uma bolsa de estudos no curso de Fisioterapia graças ao projeto Judô com a Guarda. Foto: Erika Santana/Ascom Semscs

Com alunos de idade mínima a partir de quatro anos, as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h. E aos sábados, das 8h30 às 12h30, na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), na Garça Torta.

“São com essas ações sociais que conseguimos tirar os jovens da rua e afastá-los da violência, proporcionando momentos de lazer por meio do esporte e ensinando valores que serão levados e seguidos durante toda a vida”, disse Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.

Para quem quer fazer parte do projeto, basta comparecer ao quartel da Guarda Municipal, na Avenida Theobaldo Barbosa, no Conjunto Joaquim Leão, e preencher um formulário. No caso de menores de idade, o documento deve ser preenchido pelo responsável legal. É necessário ainda que o aluno disponha do seu próprio kimono. Os interessados também podem entrar em contato para ter mais informações pelo número (82) 99922-5179.

O Judô na Guarda acontece em parceria com o Instituto Cândido Teles, a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) e a Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153