Prefeitura de Maceió entrega mais de 250 alvarás para ambulantes trabalharem no Verão Massayó

Autorização permite comercialização de alimentos e bebidas no evento que começa nesta quarta (11)

Izabel Lopes (estagiária)/Ascom Semscs 11/01/2023 às 09:00
Prefeitura de Maceió entrega mais de 250 alvarás para ambulantes trabalharem no Verão Massayó
Comerciantes estarão distribuídos na região dos palcos Minha Sereia e Sururu. Foto: Izabel Lopes/Ascom Semscs

Mais do que um festival multicultural, o Verão Massayó, é uma oportunidade de gerar renda e movimentar a economia da capital mais bonita do Brasil. Os ambulantes, que irão trabalhar nos cinco dias de evento, promovido pela Prefeitura de Maceió, receberam os alvarás de autorização das mãos do secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Carlos Guido, na terça-feira (10), no prédio sede da Secretaria, no Jaraguá.

Foram credenciados 252 ambulantes que poderão comercializar alimentos e bebidas durante os dias do Verão Massayó, sendo 200 autorizados a trabalhar no palco Minha Sereia, que está montado no estacionamento de Jaraguá, e outros 52 no palco Sururu, erguido em frente ao Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, também localizado no bairro histórico de Maceió.

Para Carlos Guido, secretário da Semscs, o credenciamento dos ambulantes torna o trabalho da Prefeitura mais transparente e facilita os agentes da Semscs no momento da fiscalização. “É uma satisfação participar desse novo momento, com a gestão do prefeito JHC, sempre fomentando a economia por meio de show e eventos públicos, dando oportunidade aos ambulantes de trabalhar de maneira digna e honesta”, enfatizou o secretário.

Alvará na mão

Há 15 anos trabalhando como ambulante vendendo bebidas, Porfírio Silva, 47 anos, saiu todo feliz com o alvará na mão e agradecendo a oportunidade que a Prefeitura ofereceu para faturar uma renda extra nos próximos cinco dias.

“Para nós que trabalhamos com vendas é muito importante a realização desse cadastro, porque nos dá a garantia de que a nossa mercadoria não vai ser apreendida. Além disso, nos deixa tranquilos para realizar o nosso trabalho de forma legal. Somos muito gratos ao prefeito JHC por esses eventos que estão acontecendo em Maceió, e ao secretário Carlos Guido, por não se esquecer do cadastro dos ambulantes. Isso tem nos ajudando a levar o pão de cada dia para a nossa família. Como eu estou desempregado, essa tem sido minha única forma de sustento”, contou.

Ações de fiscalização e ordenamento

Durante os cinco dias de evento, que tem início nesta quarta-feira (11), 60 agentes de fiscalização da Semscs estarão realizando o ordenamento nas áreas dos eventos. Os fiscais de posturas irão observar se os ambulantes possuem a autorização para trabalhar no evento, se a estrutura e os itens que estão sendo comercializados são os mesmos que constam no alvará.

Os ambulantes foram orientados sobre as obrigações que precisam ser cumpridas, como não impedir ou dificultar o trânsito, não obstruir calçadas, manter a limpeza e a manutenção do espaço público, não utilizar equipamentos sonoros, não explorar mão de obra infanto-juvenil, não vender bebidas em recipientes de vidro e alimentos em espeto de madeira.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153