Guardas municipais são capacitados em curso sobre policiamento comunitário

Redação 09/11/2021 às 09:02
Guardas municipais são capacitados em curso sobre policiamento comunitário

Curso conta com noções de policiamento comunitário e acontece até quinta-feira (11)

Buscando prestar um serviço de segurança ainda mais próximo da população, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), está oferecendo um novo curso para a Guarda Municipal de Maceió (GMM). A Capacitação para Policiamento Comunitário teve início nessa segunda-feira (8), e tem como foco os agentes de segurança do Projeto Ronda Comunitária.

O curso está sendo realizado pela Coordenação de Ensino e Instrução (CEI) da Semscs, tem a participação de 20 guardas municipais e conta com conteúdos teóricos e práticos que demonstram a melhor maneira de trabalhar em conjunto com a população.

“Este curso é de suma importância para a Guarda Municipal, porque traz um padrão nas ações a serem tomadas pelos agentes, assim como discutir o policiamento comunitário como uma maneira dos guardas municipais estarem mais próximos da população”, ressaltou o guarda municipal Iran Cândido, que também é um dos coordenadores do curso.

Iran Cândido, guarda municipal e coordenador do curso, destacou a importância da capacitação para a GMM. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Para um dos instrutores convidados, o major da Polícia Militar de Alagoas Iran de Melo, a filosofia da polícia comunitária garante uma melhor qualidade de vida para a comunidade, na busca para reduzir a criminalidade.

“Os órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública devem estar alinhados com a filosofia de polícia comunitária, que pretende, junto com a comunidade, identificar, priorizar e resolver problemas para melhorar a qualidade de vida dessa região. O policiamento preventivo é o principal viés da polícia comunitária, que tem esse papel, através a observação da própria comunidade, e seus problemas, atuar junto com a segurança pública para que os problemas sejam resolvidos e a redução da criminalidade aconteça”, explicou.

Em conjunto com um policiamento comunitário, a mediação de conflitos é uma técnica que facilita o contato com a população, e também um tema abordado durante a aula ministrada pela mediadora judicial e privada, Vanessa Farias.

“A segurança pública é direito e responsabilidade de todos, para garantir a manutenção da ordem e da tranquilidade por meio de práticas adequadas de solução de conflitos. A mediação é uma dessas práticas porque ela tem princípios inerentes e técnicas adequadas. A interação entre a polícia comunitária com o cidadão facilita o diagnóstico do local de atuação, e a mediação tenta demonstrar que todos ganham com a solução pacífica do conflito”, disse.

A capacitação segue até esta quinta-feira (11) e além das aulas sobre o polícia comunitária, mediação de conflitos, código de ética e comunicação estratégica, também contou com técnicas práticas de abordagem e contenção.

Erika Santana (Estagiária) / Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153