Guardas municipais de Maceió participam de curso tático de primeiros socorros

Treinamento abordou situações de urgência e emergência nas atividades diárias dos agentes de segurança

Izabel Lopes (estagiária)/Ascom Semscs 27/05/2022 às 13:03
Guardas municipais de Maceió participam de curso tático de primeiros socorros
Curso de Primeiro Socorros foi ministrado para guardas municipais e agentes da SMTT. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Preparar os agentes de segurança para eventuais situações de risco tem sido o foco da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Pensando na melhor prestação de serviço, o Centro de Operações de Inteligência (COI) realizou o curso de instrução tática de primeiros socorros. O treinamento aconteceu nesta sexta-feira (27), no auditório da Semscs, no bairro Jaraguá.

A capacitação contou com a participação de 46 guardas municipais das cidades de Maceió, Viçosa, Marechal Deodoro, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Cajueiro, e de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT) da capital alagoana.

Durante o curso, os servidores aprenderam, na parte teórica, sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP), manobras de desengasgo de crianças e adultos, choque elétrico e técnicas para auxiliar em situações de parto. Com o auxílio de um manequim, os agentes praticaram as manobras de RCP.

O guarda municipal e instrutor do curso, Rildo Bezerra, explicou sobre a importância da capacitação no atendimento pré-hospitalar.

“Sabemos que os agentes de segurança se deparam com situações de desmaio, crise convulsiva, hemorragias, partos de emergência e parada cardiorrespiratória. Os guardas municipais vão sair daqui aprendendo a identificar alguns sinais e oferecer os primeiros socorros. É com esse atendimento, prestado por pessoas qualificadas, que conseguimos salvar vidas. Isso demonstra que os guardas municipais estão preparados para atuar além da parte da segurança, mas também para agir no atendimento pré-hospitalar fazendo alguma intervenção, enquanto acionam o Samu”, finalizou o instrutor.

Guardas municipais de Maceió e de outras cinco cidades participaram da capacitação. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs
Guardas municipais de Maceió e de outras cinco cidades participaram da capacitação. Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

O coordenador do COI, Adalberon Souza, falou que com essa capacitação os guardas municipais terão ainda mais qualidade em prestar socorro à população nas situações do dia a dia nas ruas da capital.

“Pensamos nesse treinamento tático para deixar os profissionais sempre prontos para atender a população. A capacitação também serviu para integrar as Guardas Municipais das cidades vizinhas e tentar estabelecer um padrão de atuação”, informou o coordenador.

46 agentes de segurança pública estiveram presentes no curso. Foto: Izabel Lopes/Ascom Semscs
46 agentes de segurança pública estiveram presentes no curso. Foto: Izabel Lopes/Ascom Semscs
SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153