Guardas municipais de Maceió iniciam segunda turma de capacitação para porte de arma de fogo

O curso tem 160 horas de aulas teóricas e práticas, e mais de 30 agentes de segurança participam da Instrução de Armamento e Tiro

Izabel Lopes (estagiária) / Ascom Semscs 26/04/2022 às 12:40
Guardas municipais de Maceió iniciam segunda turma de capacitação para porte de arma de fogo
Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Cada vez mais capacitados e prontos para garantir a segurança da população de Maceió, os guardas municipais deram início a segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, nesta terça-feira (26).

No total, 32 profissionais vão receber o treinamento, com carga horária de 160 horas de capacitação, sendo 56 horas de aulas teóricas e 104 horas de aulas práticas, seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo do curso é capacitar os agentes de segurança para que possam obter o porte funcional de arma de fogo, após a homologação da Polícia Federal.

Alex Pereira, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, reforça a importância em ter guardas municipais cada vez mais capacitados e treinados para defender a população maceioense.

“Essa é a segunda turma, de 2022, do curso de instrução de armamento e tiro para a Guarda Municipal de Maceió que faz parte do Sistema Único de Segurança Pública. A capacitação vai permitir que o agente de segurança possa utilizar de forma adequada uma arma de fogo tendo uma pronta resposta para qualquer ameaça”, afirmou.

O secretário da Semscs falou da importância do início da segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
O secretário da Semscs falou da importância do início da segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

A instrução é mais uma oportunidade para garantir a segurança da população maceioense. O guarda municipal e instrutor do curso, Ricardo Silva, explicou que com a qualificação, os agentes estarão habilitados e preparados para proteger o cidadão de qualquer situação de risco.

“É um curso que tem uma importância muito grande. Teremos uma grade curricular ampla, onde poderemos aplicar a teoria e prática e aprender sobre os aspectos legais do uso da arma de fogo, que é essencial para a nossa formação”, falou o instrutor.

Curso tem como instrutores agentes de segurança da própria GMM. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Curso tem como instrutores agentes de segurança da própria GMM. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Para o aluno do curso e Inspetor da Guarda Municipal Rubem Fidelis, os agentes de segurança estão vivendo um momento único, uma oportunidade para que os profissionais tenham uma melhor qualificação e atendam a sociedade com mais segurança.

“Foram muitos anos aguardando esse momento. O curso é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos agentes. Além disso, podemos desenvolver o nosso papel, com todo o ordenamento jurídico e ampliação das atribuições da Guarda Municipal”, disse.

Antes de participarem dessa capacitação, os agentes de segurança pública passaram por uma atualização do curso de formação da guarda municipal, concluído no mês de março desse ano.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153