Guarda Municipal de Maceió completa 34 anos de atividades e comemora avanços

Qualificação profissional tem sido o diferencial da GMM nos últimos anos em Maceió

Izabel Lopes (estagiária)/Ascom Semscs 29/12/2022 às 08:30
Guarda Municipal de Maceió completa 34 anos de atividades e comemora avanços
Guarda Municipal completa 34 anos. Foto: Izabel Lopes/Ascom Semscs

Preventiva, Protetora e Social, este é o lema que acompanha a Guarda Municipal de Maceió (GMM) desde 1988, ano de sua criação, quando foi instituída pela Lei nº 3.823/1988, no dia 29 dezembro. A instituição completa 34 anos de existência, nesta quinta-feira (29), e durante esta trajetória mantém sempre com o compromisso de executar o policiamento preventivo, tendo como missão garantir a segurança da população, bens, serviços e instalações públicas da capital alagoana.

Reconhecidos pela prestação de um serviço de excelência, os guardas municipais são destaque quando o assunto é segurança pública. A população identifica facilmente os agentes da GMM, com o fardamento azul-marinho, espalhados pelas ruas da capital e sempre com a certeza que ali terão um atendimento e acolhimento humanizados.

A corporação conta com 655 servidores, divididos entre inspetores, subinspetores e guardas municipais que atuam diariamente no patrulhamento preventivo nas ruas de Maceió e na segurança dos prédios públicos do Município.

Para o Inspetor Geral da GMM, Jamerson Oliveira, a atividade da Guarda Municipal é voltada para a prevenção, com o intuito de evitar possíveis problemas.

“Estou há quase 18 anos atuando na corporação e pude acompanhar de perto a evolução e as conquistas da nossa categoria. Por muito tempo, a própria população enxergava o nosso trabalho como repressor, mas fomos trabalhando a humanização, criando um elo de confiança entre a Guarda Municipal e a sociedade e isso facilita demais o nosso trabalho. Além disso, a nova gestão tem fortalecido ações preventivas e buscado capacitar, cada vez, mais a tropa dando mais qualidade no serviço prestado”, explicou.

Avanços e capacitações

Durante a gestão do prefeito JHC, os servidores da GMM estão recebendo qualificações e melhorias profissionais. No total, 20 capacitações e treinamentos foram realizados, a frota de veículos foi renovada, e um dos destaques da atual gestão é a conquista do porte funcional de arma de fogo, no qual 56 agentes de segurança foram habilitados, junto à Polícia Federal.

O secretário da Semscs, Carlos Guido, destacou a relevância da gestão do prefeito JHC em trabalhar com melhorias voltadas aos agentes de segurança.

“Quero aqui parabenizar a Guarda Municipal pelos seus 34 anos de existência e agradecer pelo trabalho diário que esses guerreiros executam em prol da sociedade. Arriscando a própria vida ao saírem de casa, todos os dias, para entregar um serviço de excelência para o povo maceioense e aos turistas que visitam a capital mais bonita do Nordeste. E não posso deixar de ressaltar todos os avanços e melhorias, graças ao apoio da gestão do nosso prefeito JHC, que com um olhar de líder tem enxergado o potencial e importância da profissão para o nosso Município”, comemorou.

Policiamento preventivo

Atualmente, os agentes de segurança, que atuam no patrulhamento preventivos nas ruas de Maceió, estão divididos por grupamentos que são: Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO), Ronda Municipal (Romu), Grupamento de Apoio à SMTT (GAS), Grupamento de apoio à População de Rua (GPop), Bike Patrulha, e no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

O subinspetor Ederaldo Oliveira, 50 anos, que atua há 26 anos na corporação, destaca o orgulho de fazer parte da instituição.

“Tenho muito orgulho de vestir essa farda azul-marinho e fazer parte da história da instituição. De todos os dias poder cumprir a nossa missão, que é garantir a segurança da população e do nosso Município. Pude acompanhar de perto os avanços da corporação como o porte funcional de arma de fogo, auxílio fardamento, adicional de periculosidade, são diversas conquistas que a tropa conquistou durante esses 34 anos”, contou o integrante do Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) da GMM.

Ações de apoio

Com o período da alta temporada, Maceió se torna o destino de muitos turistas. Pensando em manter a segurança dos visitantes e dos maceioenses, o efetivo da guarda foi reforçado nos pontos de maior circulação na cidade, como é o caso da orla de Maceió e do Centro. Os agentes, além de realizarem o trabalho preventivo e de segurança, também dão apoio às equipes de fiscalização da Semscs nas ações de ordenamento, por exemplo.

Os agentes de segurança também prestam apoio a outras secretarias municipais, como é o caso da Vigilância Sanitária de Maceió, da Secretaria Municipal de Assistência Social, nas ações de trânsito com o Grupamento de Apoio à SMTT (GAS) e aos demais órgãos que precisem da corporação.

Há mais de três décadas atuando a serviço da população, os agentes de segurança realizam em suas ações diárias a segurança dos equipamentos públicos do Município. Entre eles estão postos de saúde, UPAs, secretarias municipais, escolas municipais, creches, Câmara Municipal de Maceió, prédio da Prefeitura, entre outros. Além de realizar rondas preventivas na periferia da cidade, na orla de Maceió e nos mais diversos pontos da capital alagoana.

Para o GM Jefferson Ferreira, 49 anos, que atua na guarda há 26 anos, é uma satisfação poder contribuir para o bem-estar social.

“Ingressei na instituição em 1996. Já são 26 anos de carreira e eu tenho muito orgulho de fazer parte da Guarda Municipal de Maceió. Para mim é uma satisfação imensa estar na função de guarda municipal. Atualmente estou na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e sabemos que a segurança pública é fundamental no nosso Município e o nosso dever é estar à disposição da população para passar informações e garantir a segurança do patrimônio público e de todos que circulam por aqui”, contou o GM.

Ação social

A Guarda Municipal também é responsável por promover ações educativas, esportivas, musicais e de cidadania para a população maceioense. Um dos destaques é a Banda da Guarda, composta pelos agentes de segurança. Os servidores têm levando cultura por onde passam e através da música transformam os eventos em ambientes agradáveis.

Entre as ações sociais desenvolvidas pela GMM está o projeto de musicalização infantil voltado na creche Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, localizado no Benedito Bentes. O incentivo à prática esportiva também tem sido promovido pelos agentes de segurança, como o Judô na Guarda, levando aulas de judô gratuitas, realizadas no prédio sede da GMM, no bairro Vergel do Lago.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153