Guarda Municipal de Maceió amplia patrulhamentos durante Operação Verão

Agentes de segurança estão presentes em praças e logradouros públicos trazendo mais tranquilidade à população

João Victor Barroso/Ascom Semscs 07/01/2022 às 12:00
Guarda Municipal de Maceió amplia patrulhamentos durante Operação Verão
Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Com o aumento de fluxo de maceioenses e turistas em diversos pontos da cidade durante a alta estação, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) estabeleceu a “Operação Verão”, ampliando o efetivo da Guarda Municipal de Maceió (GMM) para realizar o patrulhamento nas praças e logradouros públicos da capital alagoana.

Uma das medidas adotadas pela Secretaria, foi a liberação de mais 30 vagas para que guardas municipais, que estariam de folga, possam atuar no Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV). Agora, o SIAV conta com 60 agentes de segurança pública divididos entre o Centro de Maceió e a orla da capital alagoana, fazendo rondas a pé durante todo o dia, além de dar apoio nos pontos de vacinação contra a Covid-19.

Com essa ampliação, o cidadão maceioense e os turistas que visitam a cidade, têm um efetivo diário de 90 guardas municipais, que compõem o Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO), a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a Bike Patrulha, Grupo de Apoio à SMTT (GAS), o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) e de integrantes da Coordenação de Operações e Inteligência (COI) da Semscs.

“O projeto Maceió é Massa incrementou ainda mais o fluxo de pessoas na nossa orla, e para que o passeio ocorra bem, ampliamos o policiamento preventivo realizado pela Guarda Municipal de Maceió, para aumentar ainda mais sensação de segurança e inibir a prática de crimes”, afirmou Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social.

Agentes da Bike Patrulha fazem rondas constantes na orla de Maceió. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs
Agentes da Bike Patrulha fazem rondas constantes na orla de Maceió. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

A presença dos agentes municipais de segurança pública de Maceió foi aprovada pelo turista brasiliense Reginaldo Soares, 50. É a segunda vez que passa as férias na capital alagoana na companhia da esposa e da filha.

“Viemos a primeira vez em 2020 e confesso que, ao ver a Guarda Municipal em vários lugares, me sinto mais seguro para aproveitar as férias, sabendo que os agentes estão próximos para nos proteger. A sensação é de segurança total”, afirmou.

Turista brasiliense parou para pedir informações e elogiar a presença dos guardas municipais. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs
Turista brasiliense parou para pedir informações e elogiar a presença dos guardas municipais. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Entre os pontos da cidade que contam com um reforço no patrulhamento estão a Praça do Skate, o Corredor Vera Arruda e a Praça Gogó da Ema. A ampliação do efetivo e dos patrulhamentos devem prosseguir até o mês de março desse ano.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153