Convívio Social realiza ordenamento de cabos e fios em situação irregular em postes de Maceió

Redação 20/08/2021 às 15:00
Convívio Social realiza ordenamento de cabos e fios em situação irregular em postes de Maceió

Ação aconteceu em parceria com a Sima, Equatorial Energia e empresas de telecomunicações, nesta sexta-feira (20)

Dando continuidade as ações para organizar o cabeamento nos postes de Maceió e reduzir a poluição visual na cidade, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realizou o ordenamento de cabos irregulares de empresas de telecomunicações. A ação aconteceu na Avenida Gustavo Paiva, em Mangabeiras, nesta sexta-feira (20).

Para realizar o ordenamento também estiveram presentes a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), a Equatorial Alagoas e as empresas de telecomunicações, Claro, Brisanet, Vivo e Veloo. Entre os problemas solucionados foram a retirada de cabos irregulares e das chamadas “barrigas”, que são cabos distendidos que deveriam estar no mínimo à 3,5m de altura.

Segundo o secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, a ação de ordenamento do cabeamento irá acontecer por toda Maceió, onde outras áreas já foram monitoradas. “Fomos acionados pela população que reclamava desses cabos de telecomunicação caídos ao solo, oferecendo risco à segurança do cidadão. Então, visando fazer esse ordenamento para trazer um ambiente seguro, e mais moderno e bonito para a nossa cidade, a gente reuniu todas as empresas responsáveis para fazer essas correções, e assim trazer uma segurança maior para todos”, afirmou.

Em relação aos cabos que estão sendo removidos, as próprias empresas fazem o recolhimento e dão a destinação correta e necessária ao material.

O superintendente da Sima, João Folha, reforçou que durante todo esse processo de ordenamento o fornecimento da iluminação pública não será afetado. “Essa operação deve durar alguns meses, temos uma projeção para atuarmos na parte alta e na parte baixa, trabalhando os pontos da cidade que tenham essa problemática”, disse.

Maria Eunice, de 72 anos, parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura e a importância de ações como esta para a segurança de todos. “As coisas devem ser modernas, ao invés desses fios que quebram e ficam pendurados. A gente fica com medo, principalmente quem é da terceira idade. É maravilhoso o trabalho que a Prefeitura está fazendo, é disso que a gente precisa”, afirmou.

De acordo com a gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, a distribuidora está empenhada em contribuir com a ação, garantindo mais segurança na rede elétrica e contribuindo com a organização do espaço urbano.

“Seguimos na missão de coibir a exposição de riscos de acidentes com a rede elétrica e poluição visual na cidade. Estamos agindo de forma conjunta em parceria com todos os órgãos envolvidos e adotando todas as medidas necessárias para fazer a identificação e a retirada dos cabos inativos das empresas de telecomunicações que já foram notificadas e não atenderam ao prazo estabelecido. É fundamental que as empresas cumpram o que determina o contrato celebrado com a distribuidora e aquelas que, por algum motivo, estejam utilizando os postes de forma irregular que procurarem a concessionária para regularizar a situação”, reforça Patrícia.

Para realizar denúncias sobre fiações irregulares ou que apresentem riscos, a população pode entrar em contato com a Semscs através do número 3312-5277.

Erika Santana (Estagiária) / Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153