Convívio Social inicia fiscalização de shows pirotécnicos e eventos privados de Réveillon

Equipes da Semscs verificaram se as empresas possuíam as documentações necessárias para liberação do evento

João Victor Barroso/Ascom Semscs 30/12/2021 às 17:24
Convívio Social inicia fiscalização de shows pirotécnicos e eventos privados de Réveillon
Foto: Alberto Jorge/Ascom Semscs

Proporcionar uma virada de ano tranquila e segura aos maceioenses e turistas que visitam a capital alagoana foi o intuito de ações de fiscalização realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). As vistorias foram feitas, nesta quinta-feira (30), nos locais onde serão realizadas festas privadas de Réveillon e nos pontos onde terão os shows pirotécnicos, a famosa queima de fogos.

As fiscalizações dos shows pirotécnicos foram realizadas em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca.

De acordo com Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, as fiscalizações aconteceram seguindo o que foi determinado no Termo de Ajustamento de Conduta junto com o Ministério Público do Estado de Alagoas.

“A Semscs está junto com o CBMAL e a CPAL fazendo a fiscalização dos fogos de artifício que serão utilizados no Réveillon. Verificamos se está tudo de acordo com os protocolos de segurança para que a gente tenha certeza de que tudo ocorrerá bem na virada do ano”, disse o secretário.

Entre os pontos vistoriados pelos militares do Corpo de Bombeiros e pela Marinha do Brasil foi se a distância de 400 metros entre a balsa, onde os fogos de artificio estão instaladas e a faixa de areia, assim como verificar se a estrutura está de acordo com o projeto enviado pela empresa responsável e também as condições dos fogos e das balsas.

Eventos privados - Os fiscais de posturas da Semscs também iniciaram as vistorias nos locais onde serão realizadas as festas privadas de réveillon. As equipes verificaram se os responsáveis tinham o alvará de permissão emitido pela Secretaria para a realização do evento, e também fiscalizaram se a estrutura, que está sendo montada, condiz ao que foi especificado na solicitação protocolada no órgão municipal. Os locais que que apresentaram algum tipo de irregularidade foram notificados para regularizar as pendências em um prazo de até 24 horas para, somente assim, poder realizar o evento.

No total, foram solicitados na Semscs 24 alvarás de permissão para a realização de eventos privados em diversos pontos da capital alagoana.

Continuidade - As equipes da Semscs continuarão os trabalhos com a fiscalização nos outros quatros pontos de queima de fogos de artifício, nesta sexta-feira (31). Além de vistoriar os demais locais onde serão realizadas as festas da virada do ano.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153