Convívio Social inicia ação para retirada de carcaças em ferro-velho

Sucatas de carros foram recolhidas nos bairros do Vergel do Lago e no Benedito Bentes

João Victor Barroso / Ascom Semscs 12/01/2022 às 15:10
Convívio Social inicia ação para retirada de carcaças em ferro-velho
Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs

O ambiente encontrado em ferros-velhos é um local excelente para a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes Aegypti, quando não são bem cuidados. Pensando no bem-estar do cidadão maceioense, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) deu início a remoção de carcaças de carros em ferros-velhos da cidade. A ação aconteceu nos bairros do Benedito Bentes e do Vergel do Lago, nesta quarta-feira (12).

Após denúncias feitas por populares dos bairros, agentes da Semscs foram até os locais e identificaram que os proprietários estavam utilizando terrenos públicos e calçadas para “guardar” as sucatas antes de realizar a venda do material.

Segundo Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, com as irregularidades constatadas pelos fiscais da Semscs, os proprietários foram notificados para que retirassem as sucatas e desobstruíssem o espaço público.

“Além de todo o prejuízo à saúde que o acumulo dessas sucatas podem trazer para a comunidade, a população local também relatou que o espaço estava servindo como esconderijo para a prática de crimes. Com o início dessa ação da prefeitura, esses espaços, agora, ficarão limpos e a área será modernizada para receber futuras intervenções beneficiando os moradores do Benedito Bentes”, disse o secretário Thiago Prado.

A ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e de agentes de segurança pública da Guarda Municipal de Maceió (GMM). Além das carcaças recolhidas pelos órgãos municipais, os responsáveis pelos ferros-velhos acataram a notificação da Semscs e removeram, por conta própria, as sucatas.

Quem ficou contente com a ação feita pela Prefeitura de Maceió foi o Manoel Francelino, 52 anos, mais conhecido no Benedito Bentes como Baixinho. Residente no bairro há 25 anos, Baixinho faz a “administração” dos terrenos, onde a comunidade utiliza para jogar futebol.

“Esse terreno aqui já faz mais de seis meses que não usamos para jogar bola, porque estava cheio de carros velhos. Enquanto a prefeitura não utiliza espaço, todos da comunidade cuidamos do terreno para a prática de esporte. O espaço agora vai ficar muito bom, será mais um local para o lazer do povo do ‘Biu’”, comemorou o morador.

Manoel Francelino, elogiou a iniciativa da prefeitura, trazendo melhorias para a comunidade do bairro. Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs
Manoel Francelino, elogiou a iniciativa da prefeitura, trazendo melhorias para a comunidade do bairro. Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs

Caso a população queira denunciar situações de irregularidades na capital alagoana, o contato pode ser feito por meio do número do disque-denúncia da Semscs: 3312-5277.

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefone: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 15