Convívio Social alinha ações para coibir exploração do trabalho infantil durante festas juninas

Reunião ocorreu com representantes da Secretaria de Assistência Social de Maceió e Ministério do Trabalho e Previdência

João Victor Barroso / Ascom Semscs 06/06/2022 às 15:00
Convívio Social alinha ações para coibir exploração do trabalho infantil durante festas juninas
Exploração do trabalho infantil será combatida nos festejos juninos da capital. Foto: João Victor Barroso/Ascom Semscs

Garantir que crianças e adolescentes não trabalhem no comércio ambulante durante as festas de São João foi o assunto tratado durante uma reunião da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), com a Assistência Social (Semas) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL) do Ministério do Trabalho e Previdência. O encontro ocorreu na sede da Semscs, no Jaraguá, nesta segunda-feira (6).

No edital de credenciamento para atividade de comércio ambulante, lançado na última quarta-feira (1º) pela Prefeitura de Maceió, consta, entre os deveres e obrigações, que os comerciantes não podem explorar mão de obra infantojuvenil.

O secretário adjunto da Semscs, Alex Pereira, afirmou que no caso de identificação de trabalho infantil, o ambulante flagrado poderá perder o alvará de permissão emitido pelo órgão municipal.

“O combate ao trabalho infantil e a segurança de crianças e adolescentes é algo extremamente importante e defendido aqui na Semscs. Fazemos fiscalizações e ações constantes de conscientização na tentativa de erradicar essa prática. Vamos promover um curso para orientar os ambulantes e nos dias das festas estaremos com nossas equipes de prontidão fiscalizando essas situações”, afirmou Alex Pereira.

Para reforçar e fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Semas, Vitória Ferreira, bem como a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da SRTE/AL, Railene Cunha, irão ministrar uma palestra, orientando os ambulantes que se inscreveram no edital da Semscs para não colocarem os jovens para trabalhar durante os festejos juninos.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153