Combate à Covid-19: bares e restaurantes são fiscalizados

Redação 11/08/2020 às 14:00
Combate à Covid-19: bares e restaurantes são fiscalizados

Objetivo é fazer cumprir as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus

Nesse fim de semana, uma ação integrada de fiscalização percorreu bares e restaurantes da capital. Os objetivos foram garantir o cumprimento dos decretos governamentais e verificar se as exigências do Protocolo Experimente Maceió estão sendo atendidas, além de assegurar o cumprimento do Plano de distanciamento social controlado e a correta ocupação do espaço público.

Fiscalização educativa foi realizada no fim de semana. Fotos: Ascom Semscs

A fiscalização foi realizada na sexta-feira (07) e sábado (08) na Pajuçara e Jatiúca e teve um balanço positivo. Além dos bares e restaurantes, os fiscais também fiscalizaram sorveterias, lanchonetes, pizzarias e cafeterias. Os comerciantes foram instruídos e orientados para fazer as mudanças quando necessário.

Nas abordagens, foram constatadas algumas irregularidades como o distanciamento das cadeiras, falta de um tapete higienizador, falta de avisos sobre a capacidade total do estabelecimento e a capacidade atual que eles estão utilizando – que deve ser 50% do total. Em todos os casos foi feita uma orientação educativa e, em muitos deles, a adequação foi realizada já na presença dos fiscais.

“Neste final de semana, percorremos ruas da Jatiúca e Pajuçara, fiscalizamos os estabelecimentos da região e orientamos de um por um e vamos prosseguir na parte alta também. A intenção da Semscs é garantir mais segurança às pessoas nesse retorno gradativo às atividades e, para isso, a colaboração de todos é fundamental”, afirma Katiuscia Lima, coordenadora-geral de Fiscalização e Posturas da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Além da Semscs – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal -, participaram da ação a Secretaria Municipal de Saúde – com a Vigilância Sanitária -, e a Polícia Militar de Alagoas.

O Protocolo Sanitário Experimente Maceió, Cartilha de Orientações e outras informações que devem ser seguidas pelos estabelecimentos estão disponíveis no endereço eletrônico http://retomada.maceio.al.gov.br/pages/principal.faces.

Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153