Com incentivo municipal, ambulantes comemoram faturamento nos dias do São João de Maceió

Comerciantes chegaram a faturar cerca de mil reais por dia durante o evento

João Victor Barroso e Izabel Lopes (estagiária)/Ascom Semscs 01/07/2022 às 13:40
Com incentivo municipal, ambulantes comemoram faturamento nos dias do São João de Maceió
Comerciantes celebram faturamento no São João de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

É nos grandes eventos públicos que os ambulantes conseguem gerar uma renda extra e no Massayo Sol... Mar... Forró não foi diferente. O São João organizado pela Prefeitura deu oportunidade para os comerciantes trabalharem nos polos multiculturais e diminuírem um pouco os prejuízos deixados pela pandemia.

No “Forró do Biu”, os ambulantes tiveram as expectativas de vendas superadas, e no polo do bairro de Jaraguá não ficou para trás. Comerciantes relataram que chegaram a faturar cerca de mil reais por dia no evento. Um desses casos foi de Luiz da Silva, 34 anos, que trabalha há 10 anos como ambulante, vendendo refrigerante, água e cerveja. Durante os sete dias de evento no Jaraguá, o comerciante faturou cerca de R$1.000 por dia.

“Foi muito bom trabalhar no Jaraguá esses dias. Para minha família que estava trabalhando comigo, conseguimos vender todas as nossas mercadorias. Trabalho com bebidas há anos, e todas as nossas expectativas foram alcançadas. Não voltamos com nada para casa, o nosso faturamento diário foi de mil reais. Além disso, quero parabenizar a organização do evento, foi tudo nota 10”, falou o ambulante, ao relatar que a isenção da taxa municipal, feita pelo prefeito JHC, foi um diferencial durante o Maior São João do Litoral do Brasil.

Para trazer uma maior organização aos ambulantes, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) abriu um edital voltado ao credenciamento dos comerciantes. No total, foram disponibilizadas 189 vagas, onde todos os cadastrados participaram de um curso de boas práticas e, nos dias do evento, estavam identificados com crachás.

Abertura de edital público organizou trabalho dos ambulantes no São João de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Abertura de edital público organizou trabalho dos ambulantes no São João de Maceió. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Quem comemorou o faturamento dos dias no polo multicultural de Jaraguá foi Linda Santos, 39 anos. Ela trabalha como ambulante há 16 anos e vive exclusivamente da venda de bebidas. Para a comerciante, o retorno dos grandes eventos foi essencial para aliviar as dívidas feitas durante a pandemia e o São João de Maceió foi o melhor evento em que se pode trabalhar.

“Trabalho com vendas de bebidas, coquetéis, cervejas e refrigerante, e todos os dias conseguimos bater as nossas metas de vendas. Investimos cerca de cinco mil reais por dia e tivemos um faturamento diário de 40%. O dinheiro do lucro me tirou de um buraco que a pandemia me colocou, fomos o setor mais afetado, e esse São João nos deu um alívio nas contas que estavam atrasadas, também vou investir em mercadoria e esperar um próximo evento da prefeitura de Maceió, espero que seja logo”, falou a vendedora.

Outro comerciante que enxergou a oportunidade no evento para fazer uma renda extra foi Manoel dos Santos, 42 anos, e a venda de suas mercadorias foi um grande sucesso. “Trabalhei os sete dias no evento, e essa foi minha primeira experiência como ambulante, vendendo bebidas. Minha média por dia de lucro foi de aproximadamente mil reais. Essa renda extra vai ajudar bastante nas contas do mês. Fora que o evento estava perfeito, as atrações, a organização do evento, tudo muito bom. Pretendo trabalhar outras vezes em eventos com esse porte, porque foi muito positivo para mim”, explicou Manoel.

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefone: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 15