Cerimônia surpresa abre temporada de casamentos do Mês das Noivas na Capelinha de Jaraguá

Noivo mineiro e noiva baiana, se conheceram no interior de São Paulo, e se casaram em Maceió, nessa quinta-feira (05)

Erika Santana e Izabel Lopes (estagiárias) / Ascom Semscs 06/05/2022 às 11:10
Cerimônia surpresa abre temporada de casamentos do Mês das Noivas na Capelinha de Jaraguá
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Já imaginou saber que vai casar poucas horas antes da cerimônia? Esta é a história de Rovilson Barbosa e Janete Ferreira, que protagonizaram o primeiro casamento do mês de maio, na capelinha do Jaraguá. A celebração foi planejada pelo noivo e por amigos do casal para realizar o sonho da noiva em se casar ao pôr-do-sol, na capelinha. A data também foi escolhida pelo desejo de Janete em se casar no Mês das Noivas, também conhecido como Mês de Maria.

A Capelinha de Jaraguá faz parte do projeto “Maceió é Massa”, e tem sido muito procurada para a realização de cerimônias de casamento e renovação de votos. Desde a sua inauguração, em janeiro deste ano, foram realizados 12 eventos, sendo sete casamentos. Em maio a procura se intensificou, e o espaço já conta com oito cerimônias pré-agendadas.

A primeira cerimônia, do Mês das Noivas, aconteceu nessa quinta-feira (05), e celebrou a relação de um casal que veio para Alagoas a trabalho e retornará para a casa com um sonho realizado. Rovilson, de 40 anos, natural de Jacutinga, Minas Gerais, e Janete, de 45 anos, do interior baiano Brejões, se conheceram em Campinas, São Paulo na construção de uma ferrovia. Ela como técnica de segurança e ele encarregado da obra. Em Alagoas, os noivos fazem parte da equipe responsável pelas obras de duplicação BR-101. O casal vai completar seis anos juntos e a união já rendeu frutos, Brayan, de dois anos e meio, que nasceu aqui em Maceió.

“Como somos católicos decidi realizar essa bênção. Ela viu a capelinha, uma cerimônia que foi postada nas redes sociais, e sempre me falava que queria casar em Maceió. Graças a Deus, e pela ajuda dos nossos amigos, estamos conseguindo realizar esse sonho. Gostamos muito daqui e voltaremos para nossa cidade natal com esse presente de poder realizar o sonho dela nesse lugar tão maravilhoso”, explicou Rovilson sobre a escolha do local.

Rovilson e os amigos mais próximos organizaram o casamento surpresa para Janete. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Rovilson e os amigos mais próximos organizaram o casamento surpresa para Janete. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Com a cerimônia surpresa, a noiva realizou o sonho de se casar na praia, durante o pôr do sol, algo que ficou ainda mais acessível com o espaço criado pela Prefeitura de Maceió. Janete não sabia que iria casar até momentos antes da cerimônia, foi na hora da maquiagem que as amigas contaram para ela.

“Uma amiga me falou que tinha ganhado um dia de beleza em salão. Foi nessa hora que me contaram que eu iria casar. Casar na Capelinha foi emocionante, com todos os meus amigos ajudando na organização, para realizar um sonho meu. Como não somos de Maceió, eu tinha esse desejo, no meu coração, de casar nessa terra abençoada, perto do mar, antes de ir embora”, contou.

Para Janete a emoção do momento e a beleza do local tornam a sensação indescritível. “Quando vi uma reportagem sobre o local, fiquei apaixonada. Então uma amiga minha soube do meu desejo, mobilizou os amigos mais próximos e realizou meu sonho de casar na Capelinha. É um sentimento inexplicável, só casando naquele lugar maravilhoso para saber, foi tudo perfeito, melhor do que imaginei”, disse.

Janete somente descobriu o casamento horas antes da cerimônia. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Janete somente descobriu o casamento horas antes da cerimônia. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Cerimônias inusitadas - A Capelinha do Jaraguá possibilita que vários casais realizem o sonho do matrimônio à beira mar, o que acabou atraindo os turistas Bruna de Araújo e Weliton Dezani, que vieram do interior de São Paulo, para concretizar esse desejo, em março desse ano.

Casal veio direto de São Paulo para casar na Capelinha de Jaraguá. Foto: Célio Júnior/ Secom Maceió
Casal veio direto de São Paulo para casar na Capelinha de Jaraguá. Foto: Célio Júnior/ Secom Maceió

O local também oferece a oportunidade e liberdade dos casais demonstrarem seu amor de diferentes formas, como foi o caso dos triatletas Thaís Jatobá e Welton Roberto, que inovaram na hora da troca de alianças. Antes do casal dizer “sim”, eles pedalaram até o Pontal da Barra e na volta desse “pedal”, pararam na Capelinha e fizeram a cerimônia na presença dos amigos que também praticam triathlon, no mês passado.

“Sempre que vamos treinar passamos pela Capelinha, então achamos interessante juntar o esporte e a cerimônia, onde pudéssemos chamar nossos amigos do triathlon e fazer com que esse fosse um momento criativo, diferente. Estamos juntos há cinco anos, nos encontramos no esporte, e por isso tivemos a ideia de celebrar nossa união de maneira desportiva”, contou Welton sobre a ideia do casal.

Como agendar - Para os casais que queiram trocar alianças em frente ao mar de Maceió, é necessário solicitar o alvará de permissão para a realização do evento. De acordo com Ana Macedo, coordenadora de análise e licenciamento de Eventos, Publicidade e Utilização Sonora da Semscs, o pedido deve ser feito com no mínimo 30 dias de antecedência na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

“O primeiro passo é protocolar um ofício na Semscs, informando o dia, o horário que deseja utilizar o espaço, qual estrutura será utilizada, junto com cópias de documento oficial, CPF e comprovante de residência atualizado. Os casais podem agendar as cerimônias entre segunda e quinta-feira, até às 21 horas”, explicou a coordenadora.

Todas as informações e regras para a utilização da Capelinha de Jaraguá podem ser conferidas na portaria publicada no Diário Oficial do Município, do dia 13 de janeiro de 2022. Os interessados podem se dirigir ao órgão municipal, localizado na Rua Alexandre Passos, Jaraguá, que funciona das 8h às 14h.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153