Aniversário da Guarda Municipal de Maceió é comemorado com avanços para a instituição

Investimentos deste ano trouxeram ainda mais qualidade de trabalho e preparo para os agentes

Erika Santana (estagiária) / Ascom Semscs 29/12/2021 às 14:07
Aniversário da Guarda Municipal de Maceió é comemorado com avanços para a instituição
Foto Alberto Jorge / Ascom Semscs

Incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) desde 2017, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) comemora, nesta quarta-feira (29), 33 anos de criação, pela Lei nº 3.823, de 1988, e 32 desde a sua implantação com a Lei nº 3.961, de 1989. Para celebrar a data, a Semscs promoveu um café da manhã para os agentes municipais de segurança pública. A comemoração ainda contou com a entrega dos certificados de Guarda Padrão e do título de Amigo da Guarda, no prédio sede da GMM, localizado no bairro do Vergel do Lago.

O evento finalizou o ano celebrando as conquistas alcançadas em 2021 pela GMM e também homenageando os guardas que se destacaram em suas atividades durante todo o ano e história da instituição. Receberam o certificado de Guarda Padrão o inspetor José Lins, o subinspetor Flávio dos Santos, os guardas municipais Edvan Carvalho, GM Adalberon Souza, Raimundo Maia e a inspetora geral da GMM Simone Lima.

Agentes de segurança se reuniram em um café da manhã para comemorar os 33 anos da Guarda Municipal de Maceió. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Agentes de segurança se reuniram em um café da manhã para comemorar os 33 anos da Guarda Municipal de Maceió. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Para o inspetor José Lins, de 61 anos, que atua na guarda há 32 anos, desde sua implantação em 1989, ver os avanços da GMM é algo que será sempre lembrado. “Já recebi diversas homenagens, inclusive de honra ao mérito, e desta vez surgiu esta homenagem vindo da Semscs. Isso me deixa muito feliz por estar sendo reconhecido por aqueles que estão à frente da instituição. Estou perto de me aposentar, e o que me marca é lembrar que no início da Guarda a gente não tinha condições e ainda assim nos dedicávamos e acreditávamos que esta instituição iria melhorar no decorrer dos anos, e hoje isto aconteceu”, contou o inspetor.

Inspetor da GMM, José Lins, agradeceu pelo reconhecimento dos serviços prestados à instituição. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Inspetor da GMM, José Lins, agradeceu pelo reconhecimento dos serviços prestados à instituição. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

O secretário da Semscs, Thiago Prado, o secretário adjunto Alex Sandro Pereira, e a diretora administrativa Iasmin Castro, também foram homenageados com o certificado de Amigo da Guarda, pelo apoio e dedicação aos servidores e instituição.

“Este ano foi de muitas ações positivas e conquistas para a Guarda Municipal de Maceió. Fazendo com que neste dia em que celebramos 33 anos de existência da Guarda, seja um dia especial a se comemorar. Agradeço por estar à frente desta belíssima instituição pública, onde tive a honra de trabalhar lado a lado, em diversas ações, com os agentes municipais que executam com maestria suas atividades. Quero aqui parabenizar a GMM, e os servidores que fazem parte dessa instituição e se esforçam diariamente para fazer a Guarda Municipal crescer”, comemorou.

Secretário Thiago Prado parabenizou a GMM pelas conquistas atingidas nesse ano de 2021. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Secretário Thiago Prado parabenizou a GMM pelas conquistas atingidas nesse ano de 2021. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, e a presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado De Alagoas (Agmeal), Cláudia Santana.

Conquistas – O ano de 2021 foi um dos anos de maior destaque da história da Guarda Municipal de Maceió com os seus 675 agentes de segurança pública trazendo mais tranquilidade ao cidadão maceioense.

Para a inspetora geral, Simone Lima, os avanços obtidos durante este ano foram um grande diferencial para a guarnição, diante de conquistas que nunca foram vistas em mais de três décadas. Para ela o avanço da instituição se dá pela dedicação da gestão do prefeito JHC, e administração do secretário Thiago Prado.

“Tenho total apoio da atual gestão, o que é muito importante para conseguirmos gerenciar as crises e planejar ações, como, por exemplo, pela primeira vez em 33 anos a Guarda está tendo um setor de estatística, coisa que nunca tinha sido feita, assim conseguimos mostrar o nosso trabalho, fazendo com que a população tenha conhecimento das atividades desenvolvidas pela Guarda”, comemorou.

Inspetora Geral da Guarda Municipal falou sobre os desafios superados durante o ano. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs
Inspetora Geral da Guarda Municipal falou sobre os desafios superados durante o ano. Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Além de desempenhar papel importante no apoio às operações da Semscs, em durante esse ano, equipes da GMM estiveram presentes em 273 ações conjuntas da Prefeitura, atuando para garantir a proteção dos servidores nas operações. Os agentes da Guarda estiveram diariamente nos pontos de vacinação contra a Covid-19, um total de 32 profissionais estiveram realizando a proteção dos maceioenses. Além disso, por dia, de 30 a 40 guardas realizam o reforço na segurança da cidade em dias que estariam de folga, com o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV).

Os investimentos na modernização e melhoria dos serviços da Guarda vêm sendo feito desde o início da gestão, com a entrega de 24 equipamentos de Controle de Distúrbio Civil, oito notebooks, 100 sprays de pimentas, 295 bastões retráteis e novos coletes e braçadeiras.

A capacitação dos agentes foi um diferencial, durante o ano 10 cursos foram garantidos para agentes de diferentes guarnições. Foram 260 guardas capacitados em cursos como aperfeiçoamento, enfrentamento de violência contra mulher, ronda comunitária e libras.

Segundo Simone Lima, os investimentos foram um grande diferencial e tiveram reflexo positivo no dia-a-dia de trabalho. “As mudanças foram muitas, começando pela capacitação, Guardas de postos fixos foram agraciados com treinamento, coisa que nunca aconteceu. Os cursos e treinamentos geralmente eram para guardas de grupamento. O reflexo desse investimento no dia-a-dia está sendo muito positivo. Está sendo gratificante ver os resultados aparecendo justamente na quantidade de demandas, significa que estamos tendo reconhecimento”, contou.

Com o acordo de cooperação técnica com a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Alagoas, assinado pelo prefeito JHC neste mês de dezembro, os agentes terão mais um curso confirmado para 2022, garantindo a liberação do porte de arma e uma Guarda ainda mais preparada.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153