Vice-prefeito Ronaldo Lessa entrega certificados e portes de arma de fogo para guardas municipais

Neste primeiro momento, foram entregues porte de armas para 24 guardas municipais

Niviane Rodrigues e Sthefane Ferreira / Secom Maceió 30/03/2022 às 14:32
Vice-prefeito Ronaldo Lessa entrega certificados e portes de arma de fogo para guardas municipais
Vice-prefeito Ronaldo Lessa destacou, durante a solenidade, o reforço na segurança comunitária em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, entregou nesta quarta-feira (30), os certificados de mais um curso de formação da Guarda Municipal, e o porte de armas de fogo, expedido pela Polícia Federal. A partir de agora, 24 guardas terão a capacidade de atuar nas ruas com o equipamento, garantindo mais segurança para o patrimônio público e a população. Ronaldo Lessa destacou a importância de capacitar os profissionais.

“Esse curso mostra que estamos no caminho certo. Não existe poder público se não tem gente para fazer as coisas. Vocês ganham quanto profissionais, mas a sociedade é quem ganha, porque quanto mais nosso quadro estiver preparado, melhor para a população”, disse.

Esta é a 17ª formação que a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) realiza para que os guardas fiquem aptos a atuar nas ruas da capital. Vanúzia Moreira, é guarda há 20 anos e conta que esse é um momento de realização e satisfação pessoal.

“Adquirir o porte de arma é importante não só para a gente, mas para toda a população que vai poder contar com profissionais capacitados, qualificados e mais preparados para atuar no combate da criminalidade”, contou.

O curso para o porte de armas seguiu o que determina a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e teve um total de 160 horas, sendo 56 horas com aulas teóricas e 104 horas de exercícios práticos. Além disso, os guardas municipais tiveram aulas sobre regras de segurança para o manejo, transporte e guarda de arma de fogo, entre outros.

O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, afirmou que os cursos realizados pelo órgão e a entrega do porte de armas de fogo são um passo importante na segurança pública de Maceió.

“Após 13 meses estamos concluindo 17 cursos de capacitação e formação. Tínhamos guardas que nunca passaram por um curso e agora têm, inclusive, a capacidade de ter porte de arma de fogo, que é um passo muito importante para a segurança pública em Maceió. Estamos ampliando a quantidade de guardas armados para proteger o cidadão, o patrimônio público e entregar um serviço de qualidade”, frisou.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153