Segurança Cidadã e trade turístico se reúnem para debater ordenamento da orla marítima de Maceió

Entre as demandas apresentadas pelo trade turístico está a desorganização de ambulantes que obstruem a circulação

Ascom Semsc 23/04/2026 às 14:48
Segurança Cidadã e trade turístico se reúnem para debater ordenamento da orla marítima de Maceió
Ordenamento da orla marítima foi debatido com trade turístico. Foto: Ascom Semsc

A Secretaria de Segurança Cidadã de Maceió (Semsc) e representantes do trade turístico se reuniram, nesta quinta-feira (23), para debater o ordenamento da orla marítima de Maceió. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas do setor e alinhar futuras ações de organização na região.

O secretário da pasta, Thiago Prado, destacou a importância do turismo para o desenvolvimento da capital alagoana.

“Maceió tem recebido um número cada vez maior de turistas e se consolidado como um dos principais destinos do Nordeste. É uma cidade naturalmente vocacionada para o turismo, com belezas únicas e uma rede de serviços que cresce a cada ano. Por isso, é fundamental reforçar que Maceió é uma cidade ordeira, que preza pela organização dos seus espaços públicos. Discutir o ordenamento da nossa orla é essencial para garantir que esse processo ocorra de forma estruturada e segura para todos, empreendedores, empresários e visitantes”, afirmou.

Entre as principais demandas apresentadas pelo trade turístico está a desorganização provocada pela concentração de ambulantes, em determinados pontos da orla marítima, o que acaba obstruindo as vias de circulação.

Mauro Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), também participou da reunião e ressaltou a importância do ordenamento para fortalecer a permanência dos turistas na capital.

“É preciso criar experiências para que o turista permaneça em Maceió e não precise buscar outras cidades. No entanto, essa experiência deve ser organizada e agradável. Hoje, há uma concentração excessiva de ambulantes em pontos específicos da orla, o que tem impactado negativamente os empresários dessas áreas e comprometido a experiência dos visitantes”, destacou.

Também participaram da reunião representantes do Maceió Convention, da ABIH, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Alagoas), Abav, e da Abrasel.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP-57050-015
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP: 57014-510 // Fone: 153