Guarda Municipal de Maceió comemora 32 anos nesta terça-feira (29)

Redação 29/12/2020 às 19:19
Guarda Municipal de Maceió comemora 32 anos nesta terça-feira (29)

São 32 anos de criação e 31 de implantação

Nesta terça-feira (29) a Guarda Municipal de Maceió celebra 32 anos de sua criação pela Lei nº 3.823, de 29/12/1988, e 31 de implantação pela Lei nº 3.961, de 29/12/1989. Em 2017, foi integrada à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Além de desempenhar papel importante no apoio às operações de ordenamento junto à fiscalização de posturas da Semscs, a Guarda desenvolve ações de segurança e prevenção em pontos-base, como escolas municipais, postos de saúde, cemitérios e outros equipamentos públicos e realiza rondas ostensivas em toda a cidade. Entre as ocorrências de combate a roubos e furtos, os agentes se deparam com situações incomuns, como por exemplo, em ações de salvamento a pessoas em iminência de suicídio.

A Guarda Municipal tem papel importante nas ações de segurança e apoio à fiscalização de Maceió – Fotos: Alberto Jorge (Ascom Semscs)

Conquistas

A Guarda Municipal de Maceió obteve conquistas históricas para a corporação, com os seguintes destaques: em 2017, reativação da banda de música. Em 2018, aquisição de 150 tasers – armas de choque de baixa letalidade; treinamento de agentes para uso dos tasers.

No ano de 2019, a corporação obteve 30 portes de armas de fogo; a adquiŕiu novas viaturas; instalou radiocomunicadores digitais; implantou o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV); concedeu auxílio fardamento; renovou EPIs, como coletes balísticos, espargidores e bastões BP-60; e criou o Conselho Municipal de Segurança.

A Semscs também firmou convênios para modernização e viabilização dos trabalhos. Os exemplos mais recentes, em 2020, são com o Ministério da Justiça para equipar a Guarda Municipal de Maceió com veículos, notebooks e câmera fotográfica e que somam um total de R$ 599.892,90.

Combate à Covid

Em 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia e os governos adotaram medidas para combater a proliferação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No período de 21 de março a 19 de julho, a Semscs coordenou uma força-tarefa de fiscalização até que a capital alagoana passasse para a fase laranja do plano de distanciamento social controlado. A equipe foi integrada por órgãos municipais e estaduais e atuou, todos os dias incansavelmente.

Para proteção de seus servidores, os prédios da Semscs e da Guarda Municipal, bem como as viaturas passaram por desinfecção periodicamente, por meio de parcerias coma Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército de Alagoas.

Foi criado um plano de controle e assistência a servidores quanto ao contágio pelo novo coronavírus. Fizeram parte do plano: um quadro de acompanhamento de casos; uma parceria com a Secretaria de Segurança Estadual para agilizar os testes rápidos; e foi disponibilizado serviço de apoio psicológico emergencial aos servidores e familiares.

Inicialmente, a Semscs adquiriu com recursos próprios os seguintes EPIs: 2.700 máscaras de proteção, além de luvas e face shields, 250 litros de álcool a 70% em gel. Em julho, um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça viabilizou o recebimento de 67.096 unidades de máscaras descartáveis, 671 caixas de luvas descartáveis e 2.684 unidades de álcool 70% em gel.

Presença Social

Além dos grupamentos ostensivos Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Ação e Apoio Operacional (GAAO), a Guarda desenvolve atividades que aproximam e transformam a sociedade. Nesse sentido, destacam-se: o Grupamento de Atenção à População em situação de rua (GPOP); a Bike Patrulha, atuando na orla marítima; o Grupamento Guarda Faz Escola atendeu, em parceria com a Semed, 76 escolas da Rede Municipal de Ensino, compreendendo cerca de 19.500 alunos, porém em 2020, as escolas contempladas foram atendidas de forma remota, levando atividades lúdicas, orientações e outras ações para construção da cidadania; a reativação da Banda de Música, pois é importante elemento difusor da filosofia de segurança comunitária e dá suporte a eventos realizados pela administração municipal.

O incentivo aos guardas atletas aproxima a corporação e a sociedade, além de exercitar o corpo e a mente dos agentes. Destaque para: o projeto Guarda Ativa com ginástica funcional, natação e vôlei de praia, oferecidos gratuitamente para cerca de 130 alunos entre guardas e sociedade; e a parceria com o Clube Cândido de Judô, que conta com professores voluntários e atende a mais de 140 alunos com idade entre 4 e 21 anos. São 53 campeões estaduais e 35 campeões Norte/Nordeste, e mais 62 medalhistas no Campeonato Alagoano Escolar.

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, ressaltou que, ao assumir a pasta em 2019, encontrou pessoas dedicadas num cumprimento da missão que lhes é atribuída. “Neste período reforçamos nossos compromissos com a missão e a visão do futuro. Estivemos empenhados em equipar a guarda e valorizar o servidor para fortalecer a presença da Guarda na sociedade. Tenho orgulho por ter trabalhado com esses servidores dedicados, pais e mães de família que cuidam da segurança, do patrimônio público e da nossa sociedade”, destaca.

Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP-57050-015
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153