Dia do Guarda Civil: a história de um parto em plena Avenida Fernandes Lima

O parto resultou em uma homenagem emocionante: o bebê recebeu o nome do guarda

Polyana Lima/Ascom Semsc 03/09/2025 às 12:14
Dia do Guarda Civil: a história de um parto em plena Avenida Fernandes Lima
Jerônimo Barbosa dos Santos viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Foto: Reprodução/Facebook

No trânsito intenso da Avenida Fernandes Lima, em 2018, o inspetor da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM), Jerônimo Barbosa dos Santos, viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira.

Ele estava em patrulhamento quando foi solicitado por uma ambulância a abrir passagem entre os veículos congestionados. Pouco depois, nas proximidades do Tribunal de Contas, o inesperado aconteceu: dentro da ambulância, uma mulher entrou em trabalho de parto e desmaiou.

Sem tempo para esperar a chegada ao hospital, o inspetor precisou agir com rapidez. Com o trânsito parado e poucos recursos à disposição, improvisou a assepsia com lençóis e panos, desviou os carros da via e, com fé e coragem, conduziu o nascimento do bebê ali mesmo.

Jerônimo viveu uma experiência que reforçou o valor da missão da Guarda Municipal. Foto: Arquivo pessoal
Jerônimo viveu uma experiência que reforçou o valor da missão da Guarda Municipal. Foto: Arquivo pessoal

“Pedi a Deus que me ajudasse e fui conversando com ela para que tivesse forças. Fiz o parto às pressas, coloquei o bebê no colo da mãe e orientei o motorista da ambulância a seguir o mais rápido possível para a maternidade”, relembra o inspetor Jerônimo, emocionado.

Ao lado dos guardas Benone dos Santos e Neylando Fernandes, que também auxiliaram na ocorrência, Jerônimo viveu uma experiência que reforçou o valor da missão da Guarda Municipal: estar presente em todas as situações em que a vida pede socorro.

Há 20 anos na corporação, o inspetor resume o sentimento de ser guarda: “A Guarda vai além da segurança pública e da proteção do patrimônio. Nós estamos sempre prontos para atender qualquer necessidade da população. É uma responsabilidade que exige preparo, coragem e, muitas vezes, improviso, mas também nos dá histórias de vida que jamais esquecemos”.

Neste 3 de setembro, Dia do Guarda Civil, a Semsc homenageia cada agente que, como Jerônimo, Benone e Neylando, dedica sua vida a proteger, servir e salvar.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP-57050-015
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP: 57014-510 // Fone: 153