Segurança Comunitária lança projeto Ronda Comunitária no Benedito Bentes

Redação 18/10/2021 às 15:09
Segurança Comunitária lança projeto Ronda Comunitária no Benedito Bentes

Ações de prevenção à violência serão feitas por guardas municipais em equipamentos públicos do bairro

Atuar mais próximo da comunidade e com ações de prevenção à violência no bairro do Benedito Bentes. É dessa forma que a Guarda Municipal de Maceió vai agir no projeto Ronda Comunitária, lançado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), nesta segunda-feira (18), na Escola Municipal José Maria de Melo, no bairro da parte alta da cidade.

Os agentes de segurança pública vão estar presentes com rondas nos espaços públicos do bairro do Benedito Bentes, e dando apoio em praças, escolas municipais, postos de saúde, conselhos tutelares e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com Francisco Braga, inspetor da GMM, o projeto Ronda Comunitária está iniciando no Benedito Bentes e futuramente será expandido para os bairros do Jacintinho e o Vergel do Lago.

“O projeto chamado de quadrante de segurança comunitária faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério da Justiça. Os guardas municipais vão atuar, preventiva e permanentemente para proteção da população nos equipamentos urbanos”, disse o inspetor.

Para Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a guarda municipal vai ser um elo de comunicação com a comunidade do bairro, e colaborando de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública.

“A Guarda Municipal de Maceió faz parte do Sistema de Segurança Pública, e com esse projeto vamos estar ainda mais próximos da população, interagindo com a sociedade para buscar solucionar problemas. Estando presente no bairro vamos conseguir reduzir o tempo resposta nas ocorrências que precisarem de uma intervenção mais rápida, ganhando confiança da população e prestando um serviço ainda mais eficiente”, destacou o secretário.

Secretário Thiago Prado esteve presente no lançamento do projeto piloto, que deverá ser expandido para outros dois bairros de Maceió. Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs

Douglas Teixeira, diretor geral da Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió com a implantação do projeto no bairro.

“A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, o Ronda Comunitária vai trazer mais segurança para a população que mora no Benedito Bentes e também as pessoas que trabalham aqui no bairro. Na UPA, presenciamos algumas situações onde os pacientes não entendem o sistema de classificação de risco e querem um atendimento imediato, as vezes os ânimos se exaltam e precisamos do apoio de agentes de segurança. Agora com a presença da GMM teremos uma proteção ainda melhor”, afirmou o gestor.

Diego Teixeira, diretor geral da UPA do Benedito Bentes, elogiou a iniciativa da Prefeitura em garantir mais segurança à comunidade e para os trabalhadores do bairro. Foto: João Victor Barroso / Ascom Semscs

Para a população do bairro do Benedito Bentes entrar em contato com os guardas municipais do projeto Ronda Comunitária basta ligar para o número: (82)988828065.

João Victor Barroso / Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153