Por colocar população em risco, Prefeitura demole barraca na orla de Jatiúca

Redação 19/08/2021 às 15:30
Por colocar população em risco, Prefeitura demole barraca na orla de Jatiúca

Barraca foi interditada há cerca de 40 dias após constatação do risco e de outras irregularidades

Visando garantir a segurança dos maceioenses e turistas que frequentam o calçadão da orla de Maceió, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), realizou, nesta quinta-feira (19), a demolição de uma barraca que apresentava risco iminente de desabamento, na orla da Jatiúca.

Barraca foi demolida por apresentar riscos à população. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A demolição aconteceu após recomendação da Defesa Civil de Maceió, uma vez que foi constatado que o espaço tinha risco iminente de desabamento e colocava em risco pessoas que transitam pela região. Durante vistoria no mês de julho, os agentes da Defesa Civil encontraram fiações expostas, problemas no telhado e danos estruturais causados pelo avanço da maré.

A barraca chegou a ser interditada por fiscais da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, além de ter sido notificada pela Vigilância Sanitária, por descumprimento de normas sanitárias, e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, com relação à manutenção predial, por constatar que o prédio colocava em risco a segurança dos pedestres.

Local estava muito próximo da ciclovia da orla. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Ação de demolição contou com o apoio das Superintendências Municipais de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que operacionalizou a demolição, e de Transportes e Trânsito (SMTT), que auxiliou os trabalhos disciplinando o trânsito local.

De acordo com Thiago Prado, secretário de Convívio Social, a demolição da barraca é o resultado final do processo de fiscalização, onde o proprietário foi notificado, o estabelecimento interditado e, após recomendação da Defesa Civil de Maceió, a estrutura foi derrubada.

“Essa foi a etapa final da fiscalização que identificou diversas irregularidades e deficiências estruturais na barraca. A demolição foi feita para garantir mais segurança ao maceioense em razão da iminência de desabamento, comprovada pela Defesa Civil. O local apresentava grande risco de acidentes para a população que transita diariamente pelo calçadão da orla de Maceió”, destacou o secretário.

Thiago Prado, secretário de Convívio Social. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Após a limpeza completa da área onde ficava a barraca, a Prefeitura irá construir um mirante de área contemplativa, como uma extensão do calçadão da orla de Maceió, para que maceioenses e turistas possam admirar as belezas naturais da capital alagoana.

Barraca apresentava risco iminente de desabamento. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

João Victor Barroso/Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153