Convívio Social faz ordenamento nas prévias de carnaval com mais de 100 agentes

Ação acontecerá novamente durante o Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e no Bloco Vulcão, no próximo final de semana

João Victor Barroso / Ascom Semscs 06/02/2023 às 10:16
Convívio Social faz ordenamento nas prévias de carnaval com mais de 100 agentes
Agentes garantiram a organização e a tranquilidade no espaço público. Foto: Ascom Semscs

Maceió pode reviver, depois de dois anos, a alegria e a energia das tradicionais prévias carnavalescas. Para que tudo pudesse acontecer com a maior tranquilidade possível a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) fez a organização dos comerciantes ambulantes nos dois dias festas no sábado (04) e no domingo (05), nas prévias do carnaval.

Estiveram presentes 110 servidores municipais, entre fiscais de posturas, agentes de apoio de fiscalização e guardas municipais, todos empenhados para garantir a segurança dos foliões que participaram dos blocos.

De acordo com Carlos Guido, secretário da Semscs, não houve nenhuma ocorrência grave, os ambulantes seguiram o ordenamento, mas nem todas as orientações passadas pelas equipes de fiscalização municipal foram seguidas.

“Fizemos uma organização dos ambulantes, dando a possibilidade para que todos pudessem trabalhar e poder faturar uma renda extra no último final de semana, e foi um sucesso, sem nenhum tipo de problema ou confusão. Durante o ordenamento, antes da saída dos blocos, nossos fiscais identificaram alguns ambulantes com bebidas em garrafas de vidro, como é proibido esse tipo de comercialização, fizemos a apreensão e o descarte dos produtos”, disse Carlos Guido.

Mais prévias de carnaval – No próximo final de semana será a vez dos foliões se divertirem no Jaraguá Folia, na sexta-feira (10), no Pinto da Madrugada, no sábado (11), e no Bloco Vulcão, no domingo (12). Nos três dias de eventos os 110 agentes da Semscs estarão novamente nas ruas para garantir a organização e a segurança do público.

Carlos Guido ainda explica como será feito o ordenamento dos ambulantes nos próximos dias de folia. “Iremos colocar nossas equipes para realizar a organização dos comerciantes informais na rua Sá e Albuquerque, e em todo o percurso do Jaraguá Folia, e no entorno da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara, na Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, tanto no sábado como no domingo”, falou o secretário titular da Semscs.

Os agentes da Semscs vão fiscalizar os ambulantes para que não comercializem bebidas em garrafas de vidro e nem alimentos em espeto de madeira. Caso esses itens sejam flagrados pela fiscalização serão apreendidos e descartados.

As equipes também estarão organizando os comerciantes informais para que eles não se instalem em locais que obstruam a passagem e dificultem o trânsito dos blocos e dos foliões. Os ambulantes também não podem utilizar equipamentos sonoros e explorar mão de obra infantojuvenil.

Outro ponto que será observado pelos fiscais de posturas da Semscs será o furto de energia, caso algum ambulante seja flagrado pelas equipes da Secretaria com algum tipo de instalação irregular de energia elétrica, os produtos e equipamentos dos comerciantes serão apreendidos e o alvará de permissão será cassado.

A população pode denunciar irregularidades por meio do disque denúncia da Semscs no número (82) 3312-5277.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153