Bike Patrulha passa por instrução para contínuo aperfeiçoamento de ações

Redação 03/08/2021 às 15:17
Bike Patrulha passa por instrução para contínuo aperfeiçoamento de ações

Treinamento para auxílio nas abordagens conta com a participação de 32 agentes e teve início nesta terça-feira (3)

Os Guardas Municipais do Grupamento da Bike Patrulha de Maceió passam por um curso de aperfeiçoamento promovida pela Coordenação de Ensino e Instrução da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O treinamento teve início nesta terça-feira (3), na Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió, no bairro do Farol.

A capacitação conta com a participação de 32 guardas municipais que atuam no grupamento da Bike Patrulha. Durante o curso, eles tiveram as aulas de noções de corregedoria, código de ética da Guarda Municipal, noções de abuso de autoridade e Doutrina Tática Convencional.

Integrantes do Bike Patrulha participam do curso promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social. Foto: João Victor Barroso

Para a corregedora da Semscs, Jaclyn de Araújo, o grupamento está indo por um bom caminho, com os guardas municipais engajados e sempre buscando a conversa. “Houve uma troca, uma construção entre alunos e instrutora, onde os alunos tiraram dúvidas sobre como agir ou como poderiam ter agido em determinadas situações, e pude perceber que a equipe está bem encaminhada”, completou.

A aula de Doutrina Tática Convencional foi ministrada pelo Guarda Municipal Edvan Carvalho ao dialogar sobre ações do dia-a-dia, como a forma correta de utilizar os equipamentos de rotina, até como se portar em situações críticas no momento de uma grande operação.

“A matéria padroniza tudo o que é tático, com doutrinas. O nosso maior interesse é que o profissional mude seu comportamento, seu jeito de pensar e de agir. Que ele tenha sempre uma amplitude para agir com serenidade, dentro da legalidade, é uma transformação de pensamento, um estado de consciência para que ele atue da melhor forma possível servindo a sociedade com maior excelência”, disse Carvalho.

De acordo com o Thiago Prado, secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a Bike Patrulha é um importante grupamentos dentro da estrutura da Guarda Municipal de Maceió que atua na orla marítima da capital, trazendo uma maior a sensação de segurança e proximidade com a população.

“A Bike Patrulha é um grupamento especializado da Guarda Municipal, responsável pelo policiamento preventivo em toda a região de orla. Por isso é importante que estejam devidamente capacitados para lidar com o turista, com o maceioense e, acima de tudo, possa equalizar conflitos de forma pacífica e eficiente”, afirmou o secretário.

Secretário Thiago Prado conversa com os guardas municipais que atuam na Bike Patrulha. Foto: João Victor Barroso

A instrução de aperfeiçoamento para os servidores que atuam na Bike Patrulha da Guarda Municipal prossegue nesta quarta-feira (04), a partir das 08h, no prédio da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió.

Texto de Amanda Lima / Ascom Semscs

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153